Com o apoio da Prefeitura evento será realizado em Imperatriz e integrará programação dos 159 anos
A cidade de Imperatriz sedia na próxima sexta-feira (15), às 8h30, no Plenário da Câmara Municipal o Primeiro Seminário sobre o Plano Nacional de Educação no Maranhão. Essa é a primeira vez que o debate sobre PNE acontecerá no estado para reunir os atores responsáveis pelas tomadas de decisões dentro do processo educacional da região, além de ajudar a definir as políticas públicas a serem adotadas nos próximos dez anos.
Pela sua importância seminário foi integrado á programação de aniversário de Imperatriz, que se estende ao longo da semana. Este mês, no dia 16 Julho, Imperatriz completa 159 anos de Fundação.
“ Um modo diferente de homenagear essa que é uma das cidades que mais se desenvolve no Brasil” destaca o deputado federal Gastão Vieira (PMDB) presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação que ressaltou a boa vontade e o apoio do prefeito Sebastião Madeira assim que fez a proposta de trazer o debate para Imperatriz.
Gastão Vieira acredita que esta é uma oportunidade inédita do Maranhão participar ativamente da construção de um novo plano nacional de Educação.
“O PNE deve ser votado até setembro. Encaminhado pelo Planalto ao Congresso no fim de 2010, o projeto de lei traz 10 diretrizes e 20 metas para melhorar a qualidade do ensino no decênio 2011-2020. Entre as propostas está a valorização do magistério. Entidades já elaboraram mais de 130 sugestões ao projeto de lei”, revela o parlamentar.
Reconhecimento
-Para o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, é honra e um orgulho para cidade o fato da Comissão ter escolhido Imperatriz para realizar esse evento. “Vejo isso como um reconhecimento do trabalho realizado pela nossa gestão para melhorar a educação municipal onde já atingimos índices, aferidos pelo Ministério da Educação, que estavam previstos para 2015” ressaltou o prefeito
Madeira disse que sua gestão aproveitará a oportunidade para apresentar as experiências exitosas na área da educação desenvolvidas pela equipe do professor Zeziel (Secretário de Educação) entre eles o que prepara os alunos para a Provinha Brasil, que será realizada em todo País, em Novembro.
Na programação do evento, a consultora legislativa da Câmara dos Deputados, Ana Walesca, fará uma breve apresentação sobre a proposta que tramita na Câmara dos Deputados, dentre elas a que estabelece o percentual mínimo de 7% do produto Interno Bruno para financiamento da Educação – meta esta que recebeu mais 500 emendas para aumentar o percentual em 10%.
Uma comitiva composta por vários deputados federais, entre eles o relator da proposta, Ângelo Vanhoni (PT/PR) e Waldir Maranhão, estarão presentes, além do gestor regional de Educação, Agostinho Noleto. Foram convidados também, reitores, representantes de entidades de ensino, sindicatos, organizações sociais, professores e autoridades de todo o Estado