12/25/2012

Petróleo e gás no sul do Maranhão


 Por onde se anda a " conversa é uma só" : "Tem uma firma contratada pela Petrobrás para investigar a existência de gás e petróleo em Sambaíba, São Felix e Loureto" , cidades de pequeno porte localizadas no Sul  do Maranhão.

Um morador mais antigo completa " esse  pessoal anda por aqui desde a década de 1970. Voltou nos anos 1990, e  agora  volta novamente".


Esse  é o tema predominante hoje no Sul do Maranhão, a partir de São Raimundo das Mangabeiras, uma das melhores,  e bem estruturadas cidades  localizadas no cone sul do Maranhão.

O interesse maior dos pesquisadores seria na cidade de Sambaíba. Banhada pelo Rio Balsas, afluente do Rio Parnaíba,  Sambaíba chama atenção pelo vigor da  paisagem natural.  

Além do Rio Balsas, uma imensa Serra completa a paisagem  do lugar.

A cidade é muito pequena  mas nas poucas horas de observação  foi possível perceber a  movimentação de veículos de tração com homens equipados com bonoculos, filmadoras e outros equipamentos. 

Na porta de um desses veículos foi possível   ler rapidamente  a inscrição " Geoquim".
 

A evidência da mudança na rotina na cidade, não só pelas festa de final de ano, é visível.
 

" É verdade, moço. Eles até contrataram gente daqui por dois salários para ajuda-los nas andanças pelo município "  disse um  velho morador da cidade diante da curiosidade do titular deste blog.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...