12/25/2012

As riquezas naturais do Sul do Maranhão


Para quem mora por essas bandas  do Maranhão, por já se tratar de algo  incorporado ao dia-a-dia,   talvez não chame mais tanta atenção e,  não desperte mais tanto fascínio,  a riqueza  das nossas belezas naturais.
 

São paisagens encantadoras para quem mora por aqui e, sem exageros, hipnóticas para quem as veem  pela primeira vez.  
Em Imperatriz, o por sol ganha um colorido, uma magia, uma moldura  diferenciadas  por conta do Rio Tocantins.  Quem pára um pouquinho para presenciar   esse fenômeno não esquece jamais e imediatamente pensa: " Deus existe, e mora em Imperatriz" 

Essa região do Maranhão  se torna ainda mais fascinante por abrigar pelo menos  três dos nove biomas brasileiros. Por aqui aparecem o Cerrado,  Floresta Amazônica, Matas de Cocais e  até mesmo um resquício da Caatinga considerado um bioma único do Brasil.


Aqui nessa região do  Maranhão, a partir do município de  Estreito, a paisagem começa a mudar.
Saindo da Br-010 entrando da BR 230 surge uma “verdadeira aventura do olhar”.
 

Antes da hidrelétrica do Estreito ali poderia ser encontrado o  Rio das Pedras que foi engolido pelo lago da Barragem, dando origem a uma nova paisagem. 
 Quem passa por ali fica chocado. O mesmo choque se verifica quando se chega ao local onde  um dia imperava as corredeiras do Rio Farinha .
 

Um pouquinho mais á frente formações rochosas pré-históricas começam a encher os olhos.
Nessa época, por conta o período chuvoso, o verde da vegetação se mistura  ao marrom da rochas.
 

É entre  essas formações rochosas que se abriga um dos mais belos balneários do Estado do Maranhão: a Pedra Caída, famoso por suas cachoeiras. O dono do lugar hoje investe pesado para dota-lo de uma infraestrutura que possa atrair um número maior de visitantes.
 

A  aventura do olhar não para.  Nesse período  a frequência ainda é pouca, mas na histórica Riachão, que hoje desponta com uma nova rota nacional do chamado ecoturismo,  se abriga mais um conjunto de cachoeiras.  A mais conhecida delas é a do Cocal, onde há  o famoso poço azul que já foi mostrado até em programas de TV de redes estrangeiras.
 

Um pouquinho mais á frente, chegando ao município de Balsas,  a paisagem muda radicalmente: aparecem os extensos campos de soja. São plantações de sumir a vista.  Um olha mais atento e se percebe que alguns desses campos hoje estão ocupados por plantações de milho.
 

Pouco visitada a bucólica Sambaíba é uma cidade que também encanta por suas riquezas naturais. Banhada pelo Rio Balsas, afluente do Rio Parnaíba, Sambaiba distante 120 quilômetros da cidade de  Balsas,  abriga uma imensa e imponente Serra, perfeita, embora ainda não o seja, para a prática de esportes radicais. 
 Sendo obra da poderosa  mãe  natureza  ou,  mesmo da mão do homem; vale a pena conhecer as paisagens e as belezas do  Sul e Sudoeste do Maranhão.
 

Imperatriz, com uma boa rede de hotéis e restaurantes é a porta de entrada para essa aventura do olhar, do sentir  e,  por que não  dizer, do mergulhar.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...