12/19/2012

Prefeitura e Estado entregam sementes aos agricultores



Gil Carvalho/Claudir Porcinio

Prefeito Madeira e Luís Fernando destacam apoio à agricultura familiar


Em solenidade realizada na manhã dessa terça-feira (18), no depósito da Secretaria Municipal de Agricultura, localizado na Avenida Babaçulândia (antigo Mercado do Povo), o secretário da Casa Civil, Luís Fernando, que representou à governadora Roseana Sarney, e o prefeito Sebastião Madeira entregaram sementes (arroz, feijão e milho) aos pequenos produtores rurais de Imperatriz.

Josimar Barros Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz, comemora a iniciativa que contribuirá no fortalecimento da agricultura familiar que resultará no aumento da produção agrícola. “Nós consideramos muito importante, pois essa é uma contribuição do estado com os agricultores da região Tocantina”, disse.

Ele assinala que a comunidade agrícola aproveitou esse momento para entregar um documento ao secretário de Estado da Agricultura, Fernando Fialho, para informá-lo que o melhor período para entrega de sementes aos produtores rurais é o mês de outubro devido às condições climáticas da região sudoeste do Maranhão.

“Os técnicos do governo estadual compreenderam o calendário e garantiram que no próximo ano será observado essa solicitação dos produtores rurais de Imperatriz”, comentou ele, que também enalteceu o trabalho realizado pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), José Fernandes Dantas.

Josimar Barros reforçou o compromisso para que seja reestabelecido no próximo governo do prefeito Madeira esse trabalho desenvolvimento junto à pasta da agricultura do município de Imperatriz. “Nós queremos dar nota dez ao prefeito Madeira, pois tem recebido os produtores rurais com carinho e na medida do possível tem buscado atender às nossas solicitações”, frisa.
                 Josimar Barros: sindicalista

O secretário de Estado da Casa Civil, Luís Fernando, destacou esse novo momento na agricultura do Maranhão, pois o governo tem olhos voltados não apenas para a produção, mas para o agricultor familiar. “Esse bravo e heroico guerreiro (agricultor) que sabe plantar, colher e produzir, mas que precisa do apoio do estado para aumentar a produção. E é isso que estamos fazendo nessa solenidade aqui em Imperatriz”, disse.

Na ocasião, o secretário Luís Fernando quebrou o protocolou e parabenizou, em de todos os prefeitos da região, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira. “Quero ainda mencionar dois nomes que representam essa plateia que é mais importante que nós nessa solenidade: Josimar, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz, e do Remi, presidente da Associação de Agricultores da Vila da Penha”, destacou.

Luís Fernando enfatizou que durante os dois dias em que a governadora Roseana Sarney passou por Imperatriz, mostrou a atenção e o carinho para com o povo da região Tocantina, onde visitou o canteiro de obras da fábrica da Suzano, empreendimento que está mudando a realidade econômica de Imperatriz e de vários municípios da região Tocantina. “A Suzano promove desenvolvimento econômico e emprega atualmente nove mil pessoas”, disse.

Ele contou ainda que a governadora Roseana entregou à comunidade a nova rodovia Pedro Neiva de Santana, considerada o novo cartão-postal de Imperatriz e João Lisboa, melhorando às condições de acesso aos municípios de Senador La Rocque, Buritirana e Amarante do Maranhão.