2/21/2013

Saúde: redes cegonha e de urgência estão sendo implantadas em Imperatriz.


Conceição Madeira e ao lado do marido na luta por uma saúde melhor 
Técnicos serão capacitados pela Secretaria de Saúde 

Acontece na próxima semana nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, a qualificação do pessoal para implantação da Rede de Urgência e Rede Cegonha do município. A capacitação acontecerá no auditório da Gerência Regional de saúde, com a participação dos 15 municípios pertencentes a Comissão de Intergestores Regionais - CIR, Estado e Ministério da Saúde.

A implantação destas redes faz parte das políticas prioritárias do Ministério da Saúde para a saúde do Brasil, que são: Rede Cegonha, Rede Urgência, a Rede do Crack – que é a Rede de Atenção Psicosocial e a Rede do câncer.

Para Irisnaldo Felix, secretário adjunto de Saúde de Imperatriz, é de suma importância a implantação destas redes no município visto que: " Essas redes visam primordialmente dar uma melhorada nesses quatro pontos específicos, que é melhorar a assistência as urgências, melhorar a assistências as gestantes, melhorar a assistência as pessoas que são viciadas em entorpecentes e também a questão do câncer que é um dos quatro maiores problemas que nós temos hoje na saúde", justifica Irisnaldo.

Ele informa ainda que, desde 2010 o governo municipal tem trabalhado incansavelmente na montagem e na construção dessas redes, tanto que no ano por volta do mês de julho, Imperatriz e sua CIR, já estavam com as quatro redes montadas prontas para qualificação.
                        Irisnaldo Felíx: saúde  em Imperatriz avança 

Porém como a saúde deixou de ser municipalizada e passou a ser regionalizada, dependendo também do Estado, o município não pôde implantar, qualificar as quatro redes prioritárias, porque o Estado e as outras CIR’S não avançaram na mesma velocidade que Imperatriz, de maneira que somente agora em fevereiro das quatro redes teremos duas implantadas; A Rede Cegonha (que é a rede da gestante, afim de melhorar a assistência a gestante, cuidando melhor do seu pré-natal, do parto e da criança); E a Rede de Urgência (que é para melhorar a assistência aos pacientes que estão em caráter de urgência, tanto as urgências clínicas quanto as urgências cirúrgicas, e ai entra a UPA, os pronto socorro, as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais terciários).

A Secretaria de Saúde, por meio da Secretária Conceição Madeira, tem intensificado os trabalhos na tentativa de oferecer melhorias na saúde de Imperatriz.

Além de proporcionar  a implantação dessas duas redes, dia 25 o prefeito Sebastião Madeira estará em Brasília para firmar um termo de parceria com o MS, para implantação de mais um UPA no município, pois Imperatriz foi escolhida pelo próprio MS como um dos municípios que pode implantar mais uma UPA.

"Com isso, iremos melhorar ainda mais a nossa rede de urgência. Além disso já temos a Rede Psicosocial montada, preparada, para qualificação, estamos esperando apenas o aval do MS para que agente sente e qualifique ela também", afirma Irisnaldo.

Maria Almeida - Ascom

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...