1/02/2014

2013 foi mais um ano de muito trabalho e avanços




Madeira diz que a cidade continua a melhorar e destaca as parcerias com o Estado e a União
 


O prefeito Madeira avalia que 2013 foi um ano de novos avanços para Imperatriz. Para ele o compromisso de sua gestão fazer uma cidade cada vez melhor é renovado a cada ano. “ Assumimos esse compromisso no início do nosso primeiro mandato e será  assim até o final do segundo” garantiu o prefeito  que ressaltou as parcerias que a Prefeitura tem feito com o Governo do Estado, a União e até com a iniciativa privada.

Como resultado do trabalho intenso iniciado há quase cinco anos, entre as conquistas, Madeira destaca o avanço econômico, na saúde, educação, infraestrutura e principalmente na qualidade de vida do povo de Imperatriz.

Na infraestrutura - drenagens, pontes, novas frentes de asfalto, praças, ginásios, escolas, postos de saúde, casas populares; obras físicas que estão transformando a paisagem urbana da cidade.

“O Nova Imperatriz, por exemplo, agora é um bairro 100% asfaltado; o Maranhão Novo segue no mesmo caminho”, exemplifica o gestor ao elencar varias outras regiões da cidade beneficiadas com obras de infraestrutura: 


“O Brasil Novo, Vila Brasil, Parque das Estrelas e Parque das Palmeiras também estão com asfalto novinho. A Rua Aimorés foi totalmente asfaltada e se transformou num importante corredor de trânsito que interliga a Cafeteira à Vila Lobão”.

Segundo ele, obras presentes e futuras. A Prefeitura retomou o PAC da Cafeteira. E segue acelerada com o PAC da Vila Nova. E já tem garantidos os recursos para obras estruturantes no Parque Alvorada II e Vilinha, bem como a pavimentação do Santa Rita.

“Buriti, Bacuri, Parque Anhanguera, Caema e Leandra também já tem recursos assegurados junto ao Governo do Estado para receber a pavimentação asfáltica”, garantiu.

“Nossa meta é a de nos próximos anos buscar mais parcerias para avançar em varias outras áreas da cidade. Graças a esses convênios tem sido possível a implementação do maior programa de recuperação da infraestrutura urbana que Imperatriz já teve”, observa ao enfatizar que o trabalho da Prefeitura não é só asfalto, mas abrange diversas outras áreas também fundamentais.

Educação

O prefeito ressalta que Município investe fortemente na melhoria da qualidade do ensino, tanto recursos físicos com a melhoria da infraestrutura das escolas e aquisição de material, como também na qualificação dos profissionais da educação. “Sete novas escolas estão sendo construídas, quadras poliesportivas reformadas e construídas, professores qualificados, alunos se destacando em eventos científicos aqui e fora do País. Alguns deles tiveram suas pesquisas premiadas por uma feira internacional que foi realizada no México”.

Saúde -

  Melhorias e avanços são visíveis na saúde. Graças a uma parceria com a Fundação Vale, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Fundação Pio XII a cidade recebeu em novembro uma unidade móvel de prevenção ao câncer.

“O ministro da saúde Alexandre Padilha veio pessoalmente  fazer a entrega do veículo”, comemora ao destacar que a equipe treinada no Hospital do Câncer de Barretos vai atuar na prevenção dos cânceres de mama, próstata, Colo do Útero e de pele.


O Hospital Municipal, Socorrão, que atende a uma demanda de mais de um milhão de habitantes acolhendo e tratando pacientes de mais de cem municípios, inclusive de outros estados. Em 2013 ganhou alas que cuidam de pacientes urológicos e portadores do vírus HIV, vai ganhar mais duas alas: uma para a realização de hemodiálise e outra para  receber os  pacientes de câncer.

Desenvolvimento social - 


As ações sociais da Prefeitura acabaram com a presença de menores em situação de risco nas ruas da cidade. “Eles estão sendo assistidos pelos diversos programas sociais mantidos pela Prefeitura e agora podem contar com um futuro melhor”.

Para os adultos, assistência nos Centros de Referencia em Assistência Social (CRAS), com qualificação profissional e apoio aos beneficiários de programas sociais. Inclusão social também para as pessoas da melhor idade com o trabalho da Casa do Idoso Feliz.

O Programa de Segurança Alimentar do Município é referencia nacional. “Comida boa e balanceada ao preço de um real o prato para 600 pessoas todos os dias”, cita.
Frutas, verduras e legumes fresquinhos também são distribuídos para diversas entidades beneficentes pelo Banco de Alimentos.

Agricultura – Sementes e assistência técnica para a agricultura familiar tem resultado no aumento da produção, e em mais alimentos e dinheiro no bolso dos pequenos produtores que distribuem seus produtos nas feiras organizadas pela Secretaria de Agricultura e no comercio local. 

“Os pequenos produtores rurais recebem toda a assistência técnica necessária à sua produção além dos insumos e maquinário cedido gratuitamente. Agora há poucos dias receberam mais de 50 toneladas de milho e arroz enviadas pelo Governo do Estado e entregues em suas propriedades pela equipe da SEAAP”, lembra ele.

Organização - As pastas da Defesa Civil e Meio Ambiente desenvolvem um esforço conjunto para organizar a cidade e deixá-la visualmente mais agradável. Não é mais permitida a fixação de faixas e as calçadas estão sendo desobstruídas.

A segurança dos ambientes tem sido uma prioridade da Defesa Civil. Deposito de gás, postos de gasolina e casas noturnas de lazer, agora tem de se adequarem para garantir a segurança de trabalhadores e consumidores.

O trânsito - 

 Tem recebido uma atenção especial. A sinalização vertical e horizontal melhorou. A Prefeitura contratou trinta novos agentes aprovados em concurso e a fiscalização foi intensificada. A população também já conta com novos abrigos em paradas de ônibus espalhados por toda a cidade.  

Esporte e Juventude - As duas secretarias são consideradas um binômio prioritário da Gestão Madeira.  A cidade realiza os maiores jogos escolares do interior do Maranhão. Incentiva e apoia a prática esportiva e os resultados são observados no alto desempenho dos alunos/atletas nos Jogos Escolares Maranhenses, bem como em competições fora do Estado.

Legalização - A Prefeitura de Imperatriz desenvolve hoje um dos maiores programas de regularização fundiária do interior do Brasil tirando da ilegalidade milhares de imóveis. Muita gente hoje pode bater no peito e dizer “sou agora de fato e de direito proprietário da minha casa”.


Não só a zona urbana foi beneficiada. A regularização fundiária também já chegou à zona rural, graças à parceria com o Programa Terra Legal do Governo Federal. “Tudo isso sem que o cidadão tire um único centavo do bolso”, enfatiza.

Mulher - A Secretaria de Politicas Publicas para Mulheres, a primeira a ser criada no Maranhão, desempenha hoje por intermédio de suas ações um importante papel na orientação de mulheres mais atuantes, participativas e cientes dos seus direitos. “Esse ano foi elaborado o primeiro Plano Municipal de Politicas para Mulheres de Imperatriz”, lembra o prefeito ao citar ainda a administração municipal.

“Em 2012 realizamos o maior concurso público de Imperatriz e em menos de uma ano de vigência já convocamos aos quadros do Município quase dois mil novos servidores. O impacto dessa medida foi altamente positivo na prestação de serviços à comunidade”.

Ele ressalta ainda que manter a saúde financeira do município é um dos princípios de sua 
gestão; para isso, implementou o funcionamento da receita  e melhorou arrecadação. A Controladoria Geral do Município tem sido incisiva no controle dos gastos e com isso a Prefeitura mantém em dia os compromissos com os prestadores de serviço e com o servidor, que hoje  tem a certeza do salário em dia.

Resultado – Para Madeira, o fruto de todo o esforço citado, é ver o povo de Imperatriz contente, com garantia de emprego, renda, acesso aos serviços essências como saúde e educação.

“A cidade destravou graças a uma política eficiente de atração, incentivo de pequenos médios e grades negócios, e esforço de centenas de pessoas que trabalham no Município que resultou no crescimento com desenvolvimento econômico, ações que se refletiram no aumento do Índice de Desenvolvimento Humano divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje o IDH de Imperatriz tem quase o mesmo índice do de São Luís e supera cidades de mesmo porte e com maior atividade industrial como Balsas, Porto Franco e Açailândia. Hoje nossa cidade tem o respeito de seus habitantes e das pessoas que por aqui transitam. Reconquistamos a dignidade”.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...