1/06/2014

Sinfra mantém frentes de trabalho mesmo com o início do período chuvoso



Diversas regiões recebem serviços de drenagem para evitar alagamentos

            Mesmo com o início do período chuvoso, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra mantém várias frentes de trabalho pelos mais diversos bairros da cidade. As obras, em sua maioria, dizem respeito à drenagem nas ruas e avenidas localizadas em áreas de alagamento.
            De acordo com o titular da Sinfra, engenheiro Roberto Alencar, algumas dessas obras estão sendo aceleradas, principalmente as que se encontram em locais de alagamento para que eles sejam evitados no período chuvoso que se aproxima. Roberto Alencar ressalta, entretanto, que as pequenas obras como a operação tapa buracos permanecem em toda a cidade.
            A Prefeitura estar concluindo uma das mais importantes obras, diz respeito à drenagem profunda pela Rua Bom Futuro e adjacências, que vai resolver o problema antigo de alagamento nas Ruas Amazonas, São Domingos, Antonio Miranda, Pará e Maranhão, além da Avenida Dorgival Pinheiro, no centro da cidade.
 

            No perímetro citado existia uma enorme lagoa que aos poucos foi aterrada em face ao crescimento da cidade. Toda essa região fica completamente inundada após as pesadas chuvas do inverno. O objetivo dessa drenagem profunda, de acordo com Roberto Alencar, é exatamente propiciar a vazão da água, uma vez que as bocas de lobos estão sendo limpas.
            Outro importante serviço realizado pela Secretaria de Infraestrutura - Sinfra foi a pavimentação da Avenida Perimetral que liga a Rua Dom Pedro II a Avenida Leôncio Pires Dourado, entre os bairros do Bacuri e Parque do Buriti. A obra se concentrou, principalmente, em frente à Faculdade de Ensino Santa Terezinha – FEST e adjacências. (Domingos Cezar/ASCOM)



Avenida São Sebastião ganha rede de drenagem profunda

 

A falta de saneamento básico em um trecho, de aproximadamente 300 metros, da Avenida São Sebastião, no bairro Vila Nova, vinha causando diversos transtornos aos moradores e motoristas que diariamente passavam pelo local.
O secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Alencar (Sinfra) disse que em atendimento a solicitação da comunidade [e lideranças políticas] o prefeito Sebastião Madeira autorizou a execução da obra de construção da rede de drenagem com mais de 300 metros de extensão.
Jacobino Pereira, da equipe de drenagem da Sinfra, explicou que os serviços de drenagem foram iniciados há mais de um mês, mas que devem ser concluídos até o final desse mês. “Esse período de estiagem contribuiu para que agilizássemos os serviços de construção desse sistema de drenagem”, assinalou.
Ele contou ainda que estão sendo construídos pelo menos quatro “Poços de Visita”, os chamados PVs, peça imprescindível em projetos de drenagem e de galerias, como é o caso da Avenida São Sebastião, no bairro Vila Nova. “Nós estamos utilizando em um trecho da rede manilhas duplas e, em outro trecho, tripla para garantir uma maior vazão do volume d’água”.
Jacobino diz que trabalha com uma equipe de oito homens, uma máquina retroescavadeira e caçambas na construção da nova galeria de drenagem que deverá ser concluída, caso não chova de forma intensa, até o final desse mês. “Essa é mais uma obra da gestão do prefeito Madeira que resolverá, em definitivo, essa situação encontrada aqui na Avenida Sebastião Madeira”, finaliza.
 

Avenida Itaipu recebe drenagem profunda 



Vila Fiquene, Parque Airton Senna, Parque Sanharol, Parque Santa Lúcia e Vila Nova serão beneficiados com 25 quilômetros de asfalto.

A construção de drenagem profunda da Avenida Itaipu, no bairro Parque Airton Senna, beneficiará milhares de moradores que residem na região do grande Vila Nova, em Imperatriz. É o que informa o secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Vasconcelos Alencar.
A obra, realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), prevê, ainda na primeira etapa, investimentos na melhoria do sistema viário. “Esse conjunto de obra, inclui a execução dos serviços de pavimentação asfáltica, drenagem superficial, meios-fios, sarjetas e calçadas”, assinala.
Segundo ele, os investimentos preveem também o asfaltamento de 25 quilômetros de ruas e avenidas dos bairros Vila Fiquene, Parque Airton Senna, Parque Sanharol, Parque Santa Lúcia e Vila Nova. “É o maior conjunto de obras de infraestrutura realizado atualmente na cidade por meio do Programa de Urbanização de Assentamentos Precários, do Ministério das Cidades”, ressalta.
A nutricionista Francisca Morais de Abreu, que reside na Avenida Itaipu, reconhece a importância da obra de drenagem na melhoria da qualidade de vida da comunidade do Parque Airton Senna. “Esgoto a céu aberto, um dos maiores problemas dessa região, será definitivamente resolvido com essa grande obra de drenagem”, anseia.
Ela, que inicia um pequeno empreendimento no bairro, compreende os transtornos causados atualmente pela obra de drenagem profunda na Avenida Itaipu, porém observa que “esse será um dos melhores bairros da cidade em infraestrutura, depois de concluído os serviços de saneamento e de asfaltamento”.
A estudante Carol Marques, que também mora no Parque Airton Senna, relata que “essa é uma reivindicação antiga dos moradores do bairro, mas que somente agora na gestão do prefeito Madeira estão sendo beneficiados com os serviços de saneamento e pavimentação asfáltica”.
“Essa obra deverá melhorar não apenas a qualidade de vida, mas também a valorização dos imóveis e o aspecto urbano do nosso bairro”, prevê ela, que aguarda com ansiedade pela conclusão da primeira etapa dos serviços de infraestrutura no Parque Airton Senna. (Da Ascom)









Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...