11/24/2016

Imperatriz ganha “Selo Unicef”


Ações da Prefeitura a favor da criança e do adolescente foram fundamentais para a conquista do prêmio conferido pelo organismo das nações unidas 


            Nesta semana, o munícipio de Imperatriz garantiu mais uma conquista. Pela segunda vez consecutiva Imperatriz é anunciada como ganhadora do Selo Unicef Município Aprovado edição 2013-2016. A cerimônia de premiação será realizada no dia 02 de Dezembro de 2016, no auditório do Palácio dos Leões, às 14h30min, em São Luís.

            Ter a certificação do Selo Unicef significa um grande avanço social. Isso por que a gestão municipal além de manter programas, serviços, ações e projetos para a criança e o adolescente, também se prontificou a cumprir ações indicadas pelo Selo Unicef reforçando seu compromisso em melhorar a vida de crianças e adolescentes, fortalecer a gestão municipal e reduzir as desigualdades sociais. 

            O Selo Unicef é um reconhecimento internacional aos municípios que efetivamente promovem políticas públicas voltadas a infância. Para alcançar essa titulação a gestão municipal através do Prefeito Sebastião Madeira teve interesse em fazer adesão ao Selo, o que aconteceu ainda em 2009, em um sinal claro da sua grande preocupação em cuidar das crianças de Imperatriz.

            Para obter essa conquista, o munícipio realizou várias ações que foram organizadas pela articuladora do Selo, Antonia Bastos. Dentre as principais ações, estiveram: o 1º e 2º Fórum Comunitário – importante instrumento para o desenvolvimento do diagnóstico da situação da criança e do adolescente em âmbito municipal; a Semana do Bebê – uma estratégia de mobilização da sociedade a fim de uma política pública específica para a proteção da criança de 0 a 6 anos e o Esporte e Cidadania – para garantir a prática de atividade física a partir da cultura local e estimular a importância do esporte para a infância.

            Na promoção dessas atividades foi de suma importância o envolvimento das Secretarias municipais, que promoveram ações e garantiram indicadores de qualidade nas áreas da saúde, educação, esporte e social. Isso também auxiliou na obtenção de saldo positivo para Imperatriz perante eixos avaliativos cobrados pelo Selo Unicef nos quesitos de: Gestão Pública, Impacto Social, e Mobilização, Participação e Controle Social.

            A Secretária de Desenvolvimento Social, Katiana Sá, parabenizou o munícipio pela certificação. “Essa premiação é fruto do trabalho da Prefeitura de Imperatriz, que não mede esforços para garantir os direitos da criança e do adolescente e de proporcionar o bem estar social”, disse.

            Antonia Bastos, coordenadora da proteção social básica e articuladora do Selo, destacou o papel fundamental das secretarias municipais para a conquista do Selo. “Foi uma mobilização articulada entre as pastas. Cada ação expressou mudanças reais e positivas na vida das crianças e do adolescente, nos favorecendo na garantia do Selo”, declarou. 


Sara Ribeiro/Ascom

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...