4/04/2023

TESE DE DOUTORADO SOBRE AUTISMO, VIRA LIVRO


 A tese de doutorado da professora Ediana di Frannco, Autismo, proposta educacional inclusiva e direitos da pessoa com TEA, virou livro.

Publicado pela editora Dialética, a obra foi lançada na tarde deste domingo no salão de eventos da Academia Imperatrizense de Letras

O texto é resultado da pesquisa desenvolvida pela autora durante o doutoramento em função social do direito. Uma reflexão sobre o acesso à justiça para a garantia do direito à educação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

 

Na ocasião fui convidado a fazer uma saudação especial sobre a autora:

 

Ei-la

 

Confesso que senti um frio na barriga, e ao mesmo tempo fiquei bastante honrado com esse convite para falar um pouco nesta noite, sobre a autora.

Como sempre acontece comigo, nesses casos, passei logo a me perguntar sobre o que dizer, o que falar a respeito de uma pessoinha que nasceu numa família onde, desde a tenra idade as gerações são incentivadas a estudar, e a buscar o conhecimento?  E mais do que isso, não só conquistá-lo, mas disseminá-lo, com a missão de formar gente?

Veja que difícil minha missão, aqui hoje!  Mas vamos lá, sei que o tempo é curto, e não vou me alongar.

Fui depositário desse sacerdócio genético/ familiar da professora doutora Edina Di Frannco, a estrela desta noite! Primeiro, por ter sido aluno da professora Cícera, sua mãe, e aqui nesta academia de letras por ser discípulo do confrade e mestre Edmilson Franco, pai da autora, que sempre que faz uso da palavra neste sodalício, transmite conhecimento e verdade. Vale sempre a pena ouvi-lo. Pelo conjunto das relações, me senti mais à vontade com o convite.

Falar que professora Ediana  é uma fantástica, e dedicada profissional, filha, mãe, e esposa exemplar, é chover no molhado, não é mesmo?  Isso é cristalino, mas diria que, além da formação escolar/acadêmica , a  autora herdou da sua gênesis o espirito humanista, não no sentido cientifico/literário da palavra, mas no sentido, mais popular o  de gostar de gente, de  se sentir gente, de se sentir presente na vida da gente e de ajudar a mudar a vida de muita gente.  Hoje, além das quatro linhas da sala de aula, ela também ganhou  o mundo das redes sociais.

A obra que foi gestada no doutoramento da professora Ediana Frannco, e que hoje é aqui apresentada, pela sua utilidade, é a prova viva desse espirito humanista dessa pequena gigante.

Na semana passada me deparei com uma frase de um filosofo, político, cientista e ensaísta que viveu na Inglaterra no XVI, Francis Bacom, que cabe muito bem para complementar o que acabo de dizer:  naquela época ele escreveu que

O conhecimento é poder. A real prova de fogo do conhecimento não é se ele é verdadeiro, mas se pode nos dá poder”

O parâmetro real do conhecimento é  sua utilidade

Não tenho dúvida da utilidade da obra que hoje ganha o mundo pelas mãos de Ediana  Di Frannco.

Doutora Ediana Franco, não tenho mais nada a dizer, a não ser, que a senhora nasceu para brilhar e espalhar, tal qual sementes a germinar, esse brilho, onde a senhora os pés pousar.

Sucesso/Muito obrigado pela atenção de todos.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...