11/19/2008

Balsas, Açailândia e a crise econômica mundial

Balsas

Muita gente não sabia, inclusive eu, que 80% da produção da soja do pólo de Balsas vêm de financiamento americano. Com o advento da crise econômica mundial, originada naquele país, a grana para os “sojeiros” de Balsas miou. O resultado da falta de financiamento já é visível: muita gente deixou de plantar. Isso, fatalmente, implica na diminuição de postos de trabalho em vários setores do chamado agronegócio tocantino. Trocando em miúdo: desemprego, mesmo.

Açailândia

Mesmo com a crise econômica, em Açailândia os empresários do setor siderúrgico anunciam novos investimentos. A Viena, que acaba de completar 20 anos em solo Açailandense, apresentou a clientes americanos, e a alguns políticos, os novos investimentos na melhoria da produção de carvão vegetal através de fornos ecologicamente corretos.
Consta que os americanos saíram de Açailândia contentes e impressionados com o que viram.

O empreendedor

Já o empresário Ricardo Nascimento apresentou ao deputado federal, e prefeito eleito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e ao prefeito Ildemar Gonçalves, a área onde vai construir a primeira Acearia de Açailândia.Um investimento que, segundo especialistas, vai alavancar ainda mais a economia da região.
Ricardo Nascimento vai produzir aço. Na esteira desse investimento, segundo especialistas em desenvolvimento, virão fábricas de arame, parafusos, fogões, geladeira e tudo mais que possa ser fabricado a partir das lâminas de aço
E os investimentos não param na implantação dessa Acearia. Ricardo Nascimento vem aí com uma fábrica de cimento. A estimativa, informou ele ao prefeito Ildemar, é que em Fevereiro o cimento fabricado por aqui já esteja no mercado

Experimental

O prefeito Ildemar, esta semana, começou a testar o cimento açailandense na fabricação de bloquetes.
Parte da matéria prima na fabricação do cimento Ricardo Nascimento tem de sobra: a escória, uma espécie de refugo do ferro gusa.

Homem de visão

Queria parar de falar no empresário Ricardo Nascimento, no entanto tem mais uma informação que vale á pena pontuar: uma das empresas do empresário se viu obrigada a promover algumas demissões, mas aí veio a idéia dele de firmar um convênio com o Cefet de Imperatriz para treinar, e aproveitar alguns dos que perderam seus postos de trabalho, na construção da Acearia, dessa forma vários operários só vão trocar de serviço. Uma saída inteligente e acima de tudo humanitária.


Nova Assembléia

Custou uma fábula de dinheiro o novo prédio da Assembléia, contudo o Maranhão agora tem uma sede de Legislativo de encher os olhos; a partir da concepção arquitetônica, concebida com linhas modernas.
A antiga sede, da Rua do Egito, não atendia mais ás necessidades. A inauguração foi na terça-feira (18) e contou com a presença do governador Jackson Lago. O novo prédio da Assembléia fica no Cohafuma.

Lobão é pré-candidto a governador

Fontes bem situadas no circuito Brasília/São Luís, informam que o ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB) articula nos bastidores sua candidatura a governador. Já estaria até mesmo fazendo contatos para atrair recursos para a campanha.
Lobão é da base do grupo Sarney e disputaria com senadora Roseana Sarney a indicação para ser o candidato.

Não se engane

As articulações para 2010 já começaram. Não é à toa que o grupo do senador Sarney mobiliza todo seu império de comunicação contra o governador Jackson Lago, que pelo trabalho de resgate que vem fazendo do bom trato com a coisa pública, é forte para disputar a reeleição.

Candidato a deputado federal

Pelo quadro de hoje, numa nova disputa eleitoral, o pastor Porto (PPS) não seria mantido como vice de Lago (PDT) e, ele sabe disso. Porto se movimenta para ser candidato a deputado federal. Tem perfil. É um homem preparado e capaz de representar bem o Maranhão no Congresso Nacional.

Outros candidatos

Rubens Parra, Jeová Alves são nomes de Açailândia que, especula-se, pensam em sair candidatos a deputado federal.

Cidade Contra o crime

A sociedade civil de Açailândia precisa se mobilizar o quanto mais rápido possível para cobrar das autoridades ações que impeçam o município de se consolidar como um dos municípios mais violentos do Estado. O município já aparece com detentor de uma das maiores taxas de homicídio do Maranhão sendo inclusive alvo de uma matéria no Jornal Folha de São Paulo desta semana que denuncia a existência de apenas três delegados que se dividem para atender oito municípios.


DEM deve mudar de comando

No plano nacional democratas e tucanos formam o núcleo de oposição ao Governo Lula. No Maranhão, o DEM é uma espécie de apêndice do PMDB, controlado pelo grupo Sarney, aliado de Lula. Vem aí a eleição presidencial. Tucanos e democratas devem marchar com José Serra; logo, é forte a tendência de uma intervenção nacional no DEM do Maranhão. O partido passaria para o comando do ex-governador José Reinaldo Tavares, atualmente no PSB.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...