1/27/2009

É grande o número de maranhenses do Sul e Sudoeste trabalhando no exterior


Até hoje não foi divulgado uma estatística sobre o número de brasileiros do Sul, e Sudoeste do Maranhão que foram em busca de trabalho fora do país. Uns, "foram, ganharam e voltaram"; conheço vários. Um deles é o atual prefeito de São Pedro da Água Branca, Vanderlúcio que passou uma temporada ralando nos Estados Unidos. outros, mesmo com a crise mundial eclodida a partir daquele país, continuam por lá.
Deu para perceber que enquanto os homens movem céus e coyotes para chegar aos EUA, as mulheres da nossa região escolhem o caminho da Europa.
Um levantamento rápido no Departamento da Policia Federal , alí no Conjunto Planalto, e descobre-se que os caminhos escolhidos são Portugal, França, Espanha, e mais recentemente a Inglaterra. Lá, fazem de tudo! Há quem opte pelo trabalho duro que os gringos não gostam de fazer, porém há outras que preferem cair mesmo na prostituição.
Conheço uma imperatrizense que quis vencer em Paris se envolveu numa confusão e acabou presa; até a semana passada a família tentava resolver o imbróglio.

Barrados

Notícia veiculada na edição de hoje de O Globo revela que os brasileiros voltaram a ser barrados na Espanha. Abaixo trecho da matéria.

Oito brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha domingo de manhã e desembarcaram ontem em São Paulo denunciando maus-tratos por parte das autoridades daquele país.

De acordo com o grupo, pelo menos 12 pessoas continuam retidas no aeroporto de Madri. Eles contaram ao "Jornal Hoje" que ficaram isolados por 12 horas, sem bagagens, numa sala pequena e sem ventilação.

- Mantiveram a gente praticamente em cárcere, só faltaram as grades para virar uma cela - disse um dos passageiros.

O engenheiro eletrônico Samuel Magalhães Andrade contou que sua entrada não foi permitida mesmo mostrando uma carta de uma empresa espanhola informando que viajava a convite. A empresária Silvana Mendes Tojo disse que um policial tratava os brasileiros gritando.

O Itamaraty afirmou que aguarda informações do Consulado-Geral do Brasil em Madri para se pronunciar.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...