11/19/2010

Fim do carimbo. Sistema informatizado agiliza marcação de exames e acaba com as filas

Secretaria de saúde constata agilidade no agendamento de exames

Não há mais necessidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Imperatriz, carimbar requisição de exame para ir aos laboratórios credenciados para realizá-lo. Com a implantação do Sistema de Regulação (Sisreg), on line, o usuário já sai do posto de saúde com o dia, a hora, e sabendo o nome do laboratório onde fará o procedimento.

No mês que vem o sistema também abrigará o agendamento de consultas. Posteriormente , segundo o superintende municipal de regulação o médico Irisnaldo Félix , até as internações passarão a ser controlados por esse sistema. Conforme Irisnaldo , quando em pleno funcionamento, esse modelo possibilitará à Prefeitura economizar até 60% dos recursos, até então, gastos com consultas, exames e internações.

O Sisreg é um sistema disponibilizado pelo Governo Federal para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos. No Maranhão, só Imperatriz e Caxias implantaram, até agora esse serviço.

Ontem, pela manhã, a secretaria de saúde Conceição Madeira, acompanhada do superintendente de regulação Irisnaldo Felix, do assessor Esmeradson Dipinho e do assessor chefe de comunicação do município Elson Araújo, foi verificar de perto a aplicação desse novo modelo de marcação de procedimento médico ambulatorial e pode constatar sua eficácia.

Conceição Madeira esteve na Unidade Mista da Vila Nova e no Posto de Saúde do bairro Santa Rita, dois, dos seis centros de saúde, onde o serviço já foi implantado. Cafeteira, Vila Lobão, Miton Lopes e Nova Imperatriz.

Nesses postos os usuários poderão marcar exames de rotina como sangue, urina, fezes, Raio X e futuramente, até ultrason. Os exames considerados de alta complexidade, também gerenciados pelo Sisreg, vão continuar a ser emitidos no Posto de Saúde Três Poderes.

“Além do fim das longas filas um beneficio imediato que constatamos é a economia de tempo. Nossos usuários não precisam mais ir, a dois ou três lugares, para garantir a realização do procedimento. Com dia e hora marcados acaba o tempo de ser ter de dormir em fila para ter acesso a esse serviço oferecido pela Secretaria de Saúde do Município ” disse ontem a secretária.

Conceição Madeira ressaltou que esse tem sido desde o início, o esforço da gestão Madeira, para a cada dia oferecer um serviço que garanta agilidade, humanização e presteza na realização dos procedimentos, na área da saúde. “ Ainda temos problemas, mas já avançamos muito e vamos avançar muito mais’ disse a secretária.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...