12/30/2012

Investimento em infraestrutura mudou a imagem de Imperatriz: De cara nova, a cidade vive o progresso e desenvolvimento




        Domingos Cezar          
     
O engenheiro Roberto Alencar, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) afirma que encerra mais um ano de trabalho satisfeito com a atuação de sua numerosa equipe. “Cumprimos a determinação do prefeito Sebastião Madeira de transformar esta cidade dotando-a de uma imagem bonita e acolhedora”, afirma Alencar, que deve ser confirmado na pasta neste segundo mandato.

         Alencar observa que o prefeito Sebastião Madeira enfrentou sérios problemas no início do mandato, isto porque a Prefeitura estava inadimplente com alguns Ministérios, e outros órgãos federais, o que dificultava a liberação de recursos. “Então o prefeito Madeira teve que correr atrás de sanar essas pendências, para que então a prefeitura viesse a funcionar em toda sua plenitude”, recorda.

         O engenheiro observa que, mesmo com a carência de recursos, principalmente na área de infraestrutura, a Sinfra começou com a “Operação Tapa-Buracos”, uma vez que a cidade estava com suas ruas e avenidas completamente esburacadas, em face ao descaso verificado à época. “Foi então que colocamos várias equipes nas principais ruas e avenidas, recuperando-as, daí então ganhamos o apoio da população”, diz Alencar.
         O titular da Infraestrutura admite que tal operação fosse temporária, muito embora as equipes utilizassem asfalto de qualidade. “Entretanto, tanto eu quanto o prefeito Madeira queríamos mais”, observa Roberto Alencar, ressaltando que, a partir do momento que a Prefeitura resolveu suas pendências que começou a receber recursos de convênios as ruas foram então sendo pavimentadas.

         Roberto Alencar cita como exemplo, o caso da Avenida Getúlio Vargas, a mais importante de Imperatriz e uma dos maiores centros comercial de toda Belém-Brasília foi completamente restaurada. O asfalto existente tinha mais de 30 anos, razão porque se transformou num verdadeiro “casco de tartaruga”, ocasionando com isso prejuízo nos motoristas que ali circulavam.

          Porém, o trabalho de recuperação, piçarramento e pavimentação não ficou apenas pelo centro da cidade, a exemplo também da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Simplício Moreira, Luis Domingues, Benedito Leite, Leôncio Pires Dourado e tantas outras. A Prefeitura, por intermédio da Sinfra, levou seus serviços nos bairros periféricos, principalmente nos considerados polos.

         Desta forma os trabalhos se estenderam pelas Vilas Lobão, Redenção, Cafeteira, pavimentando ruas e avenidas, drenando todas as que haviam necessidade desses serviços. O Grande Santa Rita recebeu melhoramentos por todas suas ruas. O bairro Bacuri foi praticamente pavimentado em toda sua extensão, além de ganhar pontes, a exemplo da ponte sobre o Riacho do Meio, na Rua Coronel Manoel Bandeira, nas proximidades da Uema.

         Os bairros que integram a Grande Vila Nova também tiveram suas ruas e avenidas recuperadas e pavimentadas. Falando a respeito desse benefício, o vereador José Roberto Sousa, o Zé do Creia (PSDB), que reside na Vila Nova, garante que os bairros ali existentes nunca receberam tanto benefício, quanto recebeu no mandato do prefeito Sebastião Madeira. “O prefeito cumpriu tudo aquilo que nos prometeu”, afirma Zé do Creia.

         Outra preocupação do prefeito Sebastião Madeira e do secretário Roberto Alencar foi com a limpeza dos riachos que cortam a cidade. Durante os quatro anos da atual administração, logo após as primeiras chuvas, equipes de trabalhadores tomam conta dos riachos limpando-os seus leitos e margens. “Com esse trabalho evitamos que os riachos transbordem com as forças das chuvas e inundem as residências”, observa Alencar.

         Mas o trabalho da Sinfra não ficou apenas na recuperação, pavimentação de ruas e avenidas e limpeza dos riachos, além de manter o serviço de limpeza pública bastante ativo. A Secretaria de Infraestrutura em parceria com a Secretaria de Educação, recuperou e construiu creches e escolas tanto na zona rural, quanto na zona urbana. Também recuperou todos os prédios que são de propriedade, o que estavam alugados para a Prefeitura.

         “Portanto, esse é um rápido balanço do que conseguimos realizar nesses quatro anos de mandato do prefeito Madeira, por isso temos consciência do dever cumprido”, afirma Roberto Alencar, observando que a comunidade aprovou o trabalho, “tanto que o prefeito Madeira foi reeleito para dar continuidade nesse projeto de transformação da cidade que ora vem se verificando”, conclui o secretário.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...