5/06/2014

Prazo para inscrição dos Jogos escolares 2014 encerra nesta sexta, dia 09


Termina  nesta sexta-feira (09) o prazo para inscrições dos jogos escolares de Imperatriz. O evento realizado anualmente está na XXXIII edição e tem como objetivo evolver toda a rede de ensino da cidade. A abertura dos jogos será dia 16 maio às 17h no Estádio Frei Epifânio.

O coordenador técnico dos Jogos Escolares, Kelisson Parente, ressalta que para garantir que os alunos participem do evento é necessário que os gestores das instituições de ensino façam as inscrições das escolas, pois somente após cadastro da escola é possível que professores cadastrem as equipes. Bem como alunos possam se inscrever individualmente. Além disso, ele ressalta que a inscrição é realizada na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEDEL), localizada no anexo do Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia. 

“O primeiro passo é a inscrição da escola. Logo em seguida será feito o cadastro dos alunos interessados, os quais passaram por avaliação médica para verificar as condições físicas do aluno. Após essa avaliação, os professores deveram formar equipes de acordo com o número de integrantes de cada modalidade”.

Em 2013, cerca de sete mil alunos participaram do maior evento esportivo estudantil da região. Este ano, o coordenador acredita que o número chegará a oito mil alunos. Sobre a logística, ele conta que os jogos serão realizados tanto nos locais públicos, como a Praça Mané Garrincha, quanto nas instituições particulares. “A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 280 mil para garantir que os jogos de Imperatriz continuem sendo o grande espetáculo esportivo de toda a região e incentive cada vez mais nossos jovens a ingressarem no mundo do esporte”

Sobre a relevância do evento para os alunos, ele afirma que o esporte é ferramenta fundamentação e indispensável para agregar valores, sobretudo despertar o interesse dos alunos para o esporte. “Nas edições anteriores tiveram um ótimo desempenho. A escola Tomé de Sousa foi um exemplo de escola da zona rural que ganhou jogos maranhenses. Isso exemplifica o quanto o esporte pode trazer recompensas tanto para o aluno individualmente quanto para a escola”.

Sobre o deslocamento das equipes que vão participar do evento, Kelisson afirma que a prefeitura vai disponibilizar tanto transporte quanto alimentação para os participantes. Acrescenta que O número de integrante será de acordo com a modalidade escolhida.  “Serão oferecidas 21 modalidades, divididas em quatro categorias. Cada educador físico deve inscrever a equipe de acordo com a modalidade escolhida”.

O superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer, José Écio, enfatiza que o apoio das instituições privadas é fundamental para realização do evento. “O município dispõe de estrutura. Entretanto sem o apoio das escolas e demais instituições que somam com espaços, não seriam possível”.

Mais informações:

Serão realizados nos dias 9 e 12 reuniões com as coordenações técnicas para discutir a estrutura do evento, sobretudo as modalidade coletivas e individuais.
As modalidades são as seguintes: Atletismo, basquete, beach soccer, capoeira, badminton, ciclismo, dama, futsal, futebol, ginástica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, queimada, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de areia, xadrez.


Eva Fernandes - ASCOM