4/11/2018

O repugnante crime de latrocínio. Mais um em Imperatriz



O latrocínio é o roubo qualificado pela morte. Um crime de ação pública incondicionada previsto no artgo 157, § 3º do Código Penal Brasileiro. É considerado crime hediondo e a pena mínima, na versão consumada, é de 20 anos de reclusão podendo chegar a 30, que é a pena máxima permitida no Brasil. Dos crimes contra o patrimônio é hoje considerado uma "epidemia nacional".

A previsão dessa reprimenda legal deveria ser intimidadora, afinal passar 20 ou 30 anos na prisão {ou parte disso}  não é “brincadeira não”; contudo, mesmo  tratado com esse rigor,  é  um ilícito rotineiro  que só tem aumentado no País  o que comprova que só a letra fria  da lei não intimida  bandido  que costuma ir  pra "lida" sem  nenhum tipo barreira subjetiva sempre  disposto a matar,  ou morrer.

Nesta quarta-feira, 11 de abril de 2018, o Jornal O Progresso, da cidade de Imperatriz- segunda cidade em importância no Maranhão depois da capital, circula com a seguinte chamada de capa: Promotor de Vaquejadas é assassinado-  tratando-se do senhor Genevaldo da Silva Cardoso, de 50 anos, morto em plena luz dia por dois desconhecidos no centro da cidade. Conforme o jornal,   a vítima   que acabara de sair de uma agência bancária  com dois mil reais foi interceptada pelos dois bandidos e ao reagir  acabou morta. Mais um latrocínio no  Estado do Maranhão.

Uma rápida pesquisa nas edições anteriores de   O Progresso   a constatação de como é habitual a ocorrência dessa modalide de  crime  em Imperatriz e outras cidades do Estado. O jornal registra diariamente   um número considerável de crimes contra o patrimônio não sendo raro muitos terminarem com a morte da vítima como o promotor de vaquejadas Genevaldo. De tão rotineiro, esse tipo de ilicito  nem comoção causa mais.

O  latrocínio é o  crime  contra o patrimônio da pena em abastrato  mais gravosas prevista no Código Penal. A pena mínima , como já ressalyado, é  de 20 anos. Quando se trata desse  ilicito  o Supremo Tribunal Federal (STF) também tem  sido rigoroso ao reconhecer, por meio da Súmula 610,  que “há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima” ,  entendimento pacificado ainda nos anos 1980

Leia a   decisão abaixo

"Quanto à configuração típica, observo, inicialmente, que, superado o questionamento probatório, não há divergência no que se refere ao cerne dos fatos: em um assalto contra dois motoristas de caminhão, um foi alvejado e faleceu e o outro sofreu ferimentos, mas sobreviveu. O Recorrente, diante da tentativa de fuga dos motoristas, efetuou disparos de arma de fogo em sua direção, vindo a atingi-los. Não foi esclarecido na denúncia ou na sentença e acórdão, se o Recorrente logrou obter a subtração patrimonial. Entretanto, a questão perde relevância diante da morte de uma das vítimas, incidindo na espécie a Súmula 610 desta Suprema Corte: 'Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima'." (RHC 107210, Voto da Ministra Rosa Weber, Primeira Turma, julgamento em 10.9.2013, DJe de 23.10.2013)


Apesar dessa ser a posição majoritária na jurisprudência há quem se insurja doutrinariamente contra ela ao  compreender que  nesses casos, os seja no caso do agente não subtrair  nada da vítima o que se configura é o latrocínio tentado e não o consumado. Esse é  entendimento, por exemplo,  do professor,  mestre em Direito Penal  João Carlos Carollo.

Entende  o professor em artigo publicado no  Site Carta Forense,  que por ser o latrocínio um  crime complexo  como tal, necessita de que os dois tipos penais que o compõem estejam consumados; caso contrário, ficará na fase do conatus (tentativa).
Na opinião do doutrinador a segunda corrente é a mais adequada ao nosso Código Penal, em respeito ao art. 14, I
.
Leia o artigo do professor

http://www.cartaforense.com.br/conteudo/artigos/o-latrocinio-e-a-sumula-610-do-stf/6994

Discursões doutrinárias à parte tenta-se compreender o  o porquê  de apesar de um tratamento  penal tão rigoroso  a ocorrência de latrocínios Brasil afora só tem aumentado. A certeza da impunidade seria uma das causas ?  Questiona-se.  Não sendo,  acredita-se que ainda  seja um forte componente não só para o caso especifico do latrocínio, mas para o recrudescimento de outros fatos típicos.

Diante dessa situação pode se dize que é  preciso, e isso certamente é malhar em ferro frio, que  o rigor das leis penais saltem dos códigos e que o Estado ofereça  as condições necessárias para que o escrito seja cumprido, para que dessa forma pelo menos começe a rarear a sensação de impotência e impunidade na sociedade brasileira.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...