1/20/2009

Moralizada emissão de exames em Imperatriz


Desde a semana passada que para carimbar um exame especializado o cidadão imperatrizense não precisa mais esperar pelo início do mês, nem chegar de madrugada; comprar vaga na fila ou apelar para a figura de atravessadores para ser atendido.
“A emissão de exames agora é diária e com hora marcada” anuncia o coordenador da Auditoria da Secretaria de saúde, o médico de carreira do município Eric de Oliveira Soares. A auditoria é setor daquela pasta responsável pela autorização de exames e fiscalização dos prestadores de serviço.
Eric Oliveira informa que a central de marcação de autorização de exames está funcionando no Centro de Saúde Três Poderes. Cada dia da semana, uma seqüência de especializados. Na Segunda-feira, por exemplo, das 7 h às 10 horas da manhã estão sendo autorizados, mamografia, cintilografia, paaf e biopsia. Nesse mesmo dia também são autorizados exames odontológicos e as hemodiálises.
Nas tardes de segunda-feira, das 13 h ás 15h, são autorizadas os exames de ultrasonografia. No Três Poderes é possível aos usuários do Sistema Único de Saúde-SUS- encontrar afixado na parede a escala de autorização dos demais exames.
Eric Oliveira ressaltou que os chamados exames de rotina, como urina, sangue e fezes continuam centralizados nos postos de saúde. A diferença, segundo ele, é que diariamente um funcionário faz a coleta dos pedidos e os leva até a auditoria para a devida autorização que “o paciente apanha no próprio posto onde dera entrada” explicou o auditor. O município expede cerca de 55 mil exames de rotina por mês.
Essas medidas, ressalta Eric Oliveira, integram um conjunto de ações determinadas pelo prefeito Sebastião Madeira para humanizar e moralizar o atendimento médico no sistema municipal de saúde.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...