Hospital passa a dispor nesta sexta-feira de 27 leitos
“Na verdade chegaremos a 30 leitos já que estamos preparando mais três para atender a população infantil” assinalou Conceição Madeira.
Segundo a secretária além das novas UTIS o Municipal (Socorrão) também será inaugurada hoje a Central de Esterilização, a sala de repouso dos médicos e um novo vestuário. “ Nós também reformamos o Centro cirúrgico que passa a se chamar Centro Cirúrgico Ovídio Raposo” destacou Conceição Madeira.
Com relação aos novos leitos de UTI diretor geral do Hospital Municipal Alisson Mota, informou que a melhoria vai implicar na contratação de mais profissionais. Estão sendo contratados, diz o médico, 15 enfermeiros, 60 técnicos em enfermagem e seis fisioterapeutas.
Alisson Mota explicou que demora para instalação desses leitos deveu-se ás múltiplas exigências do Ministério da Saúde. Ele disse que na instalação desse serviço há todo um protocolo a ser seguido sem o qual não é possível sua implantação. “ Houve um esforço concentrado da secretaria e do próprio prefeito para que todas essas exigências fossem cumpridas e assim esses leitos logo instalados” disse diretor.
Avanços
Para o prefeito Madeira a implantação dessa bateria de leitos é mais um avanço na estrutura de saúde do município, notadamente no Hospital Municipal que é referência de atendimento para municípios do Maranhão, Tocantins e Pará. “ Nosso objetivo, enquanto gestor dessa cidade, é abrir espaço para que avanços se estendam não só na saúde, mas também na educação, infraestrutura; no social, meio ambiente e isso está ocorrendo” disse o prefeito.
A secretaria de saúde Conceição Madeira destacou que desde que assumiu o comando da Secretaria de Saúde tem procurado humanizar o Hospital Municipal que é um dos aspectos mais exigidos pela população.
A secretaria ressalta que mesmo esses avanços não resolverão a carência plena de saúde em Imperatriz que atende pacientes de pelo menos 100 cidades dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará’. “Essa concentração de esforços representa um começo”, cita.