5/07/2013

Representantes de 29 municípios recebem orientação sobre programa do MEC:Madeira ressaltou a importância das parcerias para vencer o desafio da melhoria na qualidade do ensino



Durante o Encontro de Formação do Programa Mais Educação- adesão e readesão 2013, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), e sediado pela Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz (SEMED), o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, abordou o saldo positivo que o Programa Mais Educação obteve em 20 escolas da Rede Municipal em 2012.

 “Temos na rede municipal de ensino de Imperatriz 3.960 alunos que participam das atividades desenvolvidas pelo Programa Mais Educação que é um importante passo em direção à educação de tempo integral proposta pelo Ministério da Educação. E com a experiência do ano passado, o rendimento escolar das 20 escolas participantes obteve avanços significativos”.

Na solenidade de abertura do evento Madeira ressaltou ainda os desafios a serem superados. “O primeiro desafio, de levar as crianças à escola me parece resolvido, agora o segundo é que, estando na escola os alunos aprendam e com qualidade. Para isso, temos implantado diversos programas e parcerias para contribuir com a melhora do aprendizado. Esta luta não é apenas do prefeito, dos gestores e professores, mas sim de toda a sociedade, pois a educação é o único caminho para dar oportunidades iguais a todos os jovens”.

Sobre a experiência do programa em Imperatriz, Zesiel Ribeiro, Secretário Municipal de Educação, explica que as atividades são diversificadas a fim de atender às necessidades de cada instituição. “Nas 20 escolas da rede municipal de Imperatriz que participam do Programa Mais Educação, os alunos tem acompanhamento pedagógico, atividades lúdicas, acesso à conhecimentos de informática, música, esporte, etc. Realizamos apresentações culturais com os alunos de algumas escolas além de exposição de banners e projetos desenvolvidos em outras. As ações do Mais Educação dão oportunidade às crianças, diminui as desigualdades e proporciona educação de qualidade”.

Aidê Almeida, consultora da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) falou sobre a importância da realização do encontro na região, que tem o objetivo de apresentar em linhas gerais o programa, as recentes mudanças nos macrocampos e atividades, resolver dificuldades, esclarecer dúvidas sobre a gestão do programa e prestação de contas.

“Agradecemos ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira e ao secretário de educação, Zesiel Ribeiro que nos ajudaram a oportunizar este momento. O Maranhão é um estado estratégico para que possamos ampliar o Programa Mais Educação. A agenda de desenvolvimento do programa caminha para alcançarmos a educação em tempo integral em todo o país”.

O evento, realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Imperatriz, também contou com a participação da coordenação estadual dos programas- Bolsa Família e Mais Educação, consultores do MEC e representantes de 29 municípios do sul do Maranhão.


Luana Barros- ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...