2/08/2015

Madeira inaugura dia 20 mais uma Escola Municipal


A escola, construída no conjunto Itamar Guará, leva o nome de Lia Evangelista, servidora do município que morreu  ano passado.
Construída exclusivamente com recursos do Tesouro Municipal, a  Escola Municipal Lia Evangelista, será   inaugurada oficialmente na manhã do próximo dia 20.  Com a inauguração, a Prefeitura de Imperatriz contabiliza aproximadamente 40 instituições de ensino da Rede Municipal beneficiadas com a reforma, ampliação e construção de prédios novos inclusive na zona rural. 
Na sexta-feira (06), acompanhado do secretário  de educação Zesiel Ribeiro  e do vereador Enoc Serafim, o prefeito Madeira fez uma visita  ao colégio,  construído para atender às crianças do  Itamar Guará, residencial que abriga atualmente cerca de mil famílias.
A escola, com 12 salas de aula, conforme apresentou o secretário Zesiel Ribeiro, foi construída dentro dos padrões e exigências  preconizadas pelo Ministério da Educação.
“A necessidade   dessa escola surgiu com entrega das casas  do Programa Minha Casa Minha Vida já que aquele projeto  não contemplava a construção de nenhum colégio.  Viemos aqui com o prefeito, encontramos um local e  agora vamos entregar para a comunidade uma escola moderna e ampla para atender aos alunos do Itamar Guará”,  disse o secretário.

O vereador Enoc Serafim, que tem base política naquele lado da cidade,  numa rápida entrevista destacou a escola como “um ganho muito grande para comunidade”, uma vez que não há mais a necessidade das crianças do Itamar Guará terem de atravessar a BR 010, correndo risco de atropelamento, para  ir estudar nas escolas  do Conjunto Vitória.
“Não tem como,  na qualidade de  representante dessa comunidade  na Câmara Municipal, não comemorar essa conquista e agradecer ao poder público municipal pela sensibilidade de  perceber e suprir uma necessidade premente do povo daqui”, ressaltou o vereador Enoc.
Na ocasião, o prefeito Madeira afirmou novamente que a cada obra destinada às crianças e jovens entregue à comunidade é motivo de orgulho da atual gestão, pois “são aparelhos públicos a serviço dos futuros cidadãos e trabalhadores de Imperatriz”. Madeira ressaltou ainda a contribuição decisiva da educação na melhoria da qualidade de vida da comunidade:
“Um dos fatores que garantiu a Imperatriz o padrão de cidade com alto índice de desenvolvimento humano foram os índices educacionais de nosso povo. E apesar de todas as dificuldades financeiras que nossa gestão tem enfrentado é inegável a melhoria na qualidade do ensino nas escolas municipais de nossa cidade. com o investimento em infraestrutura nas escolas e na qualificação dos professores nos últimos anos temos colhido muitos frutos positivos através do avanço dos alunos da rede municipal com conquistas de prêmios científicos, esportivos, entre tantos outros avanços”.

[Kayla Pachêco/ASCOM]
              Rede municipal de ensino - Imperatriz ganhará nove escolas novas

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), trabalha na construção de nove novas unidades escolares para atender à rede municipal de ensino. Os projetos envolvem parcerias com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e receitas municipais.

Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação, enumera as construções que estão em andamento: “Temos em Imperatriz, unidades de Pró-Infância com construção em andamento nos bairros: Santa Inês, Vila Mariana, Senharol, Vilinha (Parque Avenida) e Cafeteira; e ainda as unidades Pró-Infância de metodologias inovadoras nos bairros: Recanto Universitário, Itamar Guará e Bom Jesus (Residencial Dom Afonso Felipe Gregory). Além destas, está em fase final a construção da Escola Maria Evangelista de Sousa (Itamar Guará)”.

Para garantir as ações de melhora de infraestrutura das escolas e a execução de projetos para construção de novas, a Secretaria de Educação mantém o Setor de Levantamento Escolar (LSE) e Setor de Projetos Especiais com o objetivo de monitorar os sites de financiamento dos governos federal e estadual para envio de projetos e ações a serem realizados em parceria com estes e realizar a construção, reparos e manutenção dos prédios das unidades escolares da rede municipal de ensino de Imperatriz.

Zesiel Ribeiro dá detalhes sobre a inauguração da escola no Bairro Itamar Guará: “Temos duas unidades escolares em fase final de construção e logo serão entregues à comunidade. A Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa no Itamar Guará será inaugurada no dia 20 de fevereiro e a Escola Modelo Pró-Infância no Bairro Cafeteira, tem previsão para começar o seu funcionamento no segundo semestre deste ano”.
Francisco Magno Silva de Oliveira, coordenador do Setor Financeiro da SEMED, esclarece que as previsões de entregue das obras são baseadas nas previsões de repasse de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que garante a execução das obras através da parceria firmada entre Secretaria de Educação e Ministério da Educação.

Quadras poliesportivas:

Além das escolas, foram aprovados em parceria com o Governo Federal, os projetos para construção e cobertura de quadras poliesportivas das escolas: José Queiroz (Conjunto Vitória), Frei Tadeu (Vilinha), Pedro Abreu (Vila Fiquene), Morada do Sol (Jardim Morada do Sol), Afonso Pena (Km1700) e já esta em construção a quadra da Escola Tiradentes (Parque Anhanguera). Ainda em 2014, foram inauguradas quadras poliesportivas nas escolas: Elisa Nunes (Santa Rita), Paulo Freire (Parque Amazonas) e Madalena de Canossa (Senharol).


Luana Barros-ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...