4/16/2018

A eleição de 2018 e a construção de uma Nova Via no Maranhão


Numa interpretação livre "Nova Via"  significa  que eleitoralmente falando,  além do  caminho já estabelecido há outro à disposição do eleitor maranhense,  cada vez mais crítico e ciente de que das boas escolhas de agora dempenderá o futuro do Estado;   o futuro que ainda não chegou.  E aí entra não só  quem quer governar o Maranhão, mas os dois senadores, os 42 deputados estaduais, os 18 federais que serão eleitos neste 2018. A responsabilidade do eleitor é grande.

"As janelas de abril  foram fechadas" outubro está bem aí,  e no horizonte mais uma oportunidade de se estancar a reprodução de um filme já  desgastado  que já nos cansa os olhos:  essa história {sedimentada  de que encarnamos a figura de um dos Estados  mais atrasados da Federação. Os números ainda não nos são favoráveis,  nem confiáveis e esse filme precisa mudar.

Como  *a primeira via* tem-se o governador Flávio Dino (Pc do B)   que quer se repetir no comando do Estado;   *a segunda via* seria  encarnada pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), caso confirme que vá entrar mesmo na peleja,  e na composição da  *nova via* , ou terceira via como alguns ainda preferem,  aparecem  três nomes: o senador Roberto Rocha (PSDB) o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) e ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge

Braide,  mais conhecido na região da ilha de São Luís da qual foi candidato a prefeito na última eleição,  tem procurado abrir diálogo  sobre o seu projeto, mas para alguns analistas políticos a intenção mesmo é manter o nome forte para voltar a disputar a Prefeitura da capital.  Maura Jorge, ex-deputada e ex-prefeita  um pouco mais conhecida que Braide,  foi a primeira a percorrer o Estado, e  ganhou importância no debate político.

Já Roberto Rocha, ex-deputado estadual, ex-deputado  federal, e ex- vice prefeito da capital,   empunharia hoje com mais legitimidade  essa Nova Via. É conhecido em todo Estado, tem sido um gigante no senado com ações em todas as regiões do Maranhão e uma atividade legislativa  frenética com apresentação e a aprovação de projetos importantes para o desenvolvimento, não  só do  Maranhão, mas do Brasil.

 É com  essa mesma desenvoltura  que  Roberto Rocha quer ser governador.  Como ele mesmo  costuma dizer " para ser candidato a governador é preciso sangue nos olhos, vontade e coragem". Essas qualidades  o senador Maranhense tem de sobra.

Além de todo o potencial que lhe é peculiar Roberto Rocha  é filiado a um partido forte, com tempo no  horário eleitoral gratuito, com um  candidato a presidência  do Brasil - *Geraldo Alckmim* com chances reais  de vencer a eleição, e uma excelente capacidade de diálogo com os diversos setores da sociedade maranhense. Tem demonstrado que é bom de serviço.

Para concretizar o projeto  2018/ 2022 ,  do PSDB maranhense não tem medido esforços para fortalecer o partido no Estado. No fechamento do período permitido para mudanças de partido para os detentores de mandato musculatura política com a chegada do deputados federais José Reinaldo Tavares e Waldir Maranhão. Também vieram  a deputada estadual Graça Paz e o deputado estadual Welinghton do Curso além de diversas outras lideranças não menos importantes Maranhão afora.
Praticamente o partido fechou a chapa majoritária com *Roberto Rocha (governador)*,   *Alexandre Almeida e Zé Reinaldo  ( Senado)* . Faltam  os  suplentes de senador  e o  vice de Roberto Rocha, que segundo recentes delaclação deve sair da região tocantina.

Segundo o secretário geral do partido, o ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, os dias recentes têm sido de muito diálogo com lideranças políticas e não políticas e com os partidos com o objetivo de fortalecer o nome do senador Roberto Rocha consolidá-lo  com  a  *nova via*,  vencer a eleições e como ressaltou   *"estabelecer um novo,   e viável roteiro de desenvolvimento  para o Maranhão"*

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...