8/30/2011

Prefeitos da Região Tocantina se reúnem hoje em São Luís com Ricardo Murad



 Prefeitos da região Tocantina  se reúnem  na manhã desta terça-feira  manhã em São Luís,   com o secretario de Estado da Saúde Ricardo Murad para discutir o problema de financiamento da Saúde na região.

A reunião com o secretário é o desdobramento de uma outra  articulada pela Associação dos Municípios da Região Tocantina ocorrida na semana passada  em Imperatriz da qual participaram prefeitos e secretários  municipais de saúde. Na ocasião os prefeitos entenderam que o caminho inicial para resolver o problema do financiamento da saúde na região é o Governo do Estado.

“Acreditamos na sensibilidade do Governo do Estado na busca de uma solução para esse problema que embora comum a todos nós, coloca a cada dia Imperatriz nossa situação de desvantagem” disse ontem o prefeito Madeira pouco antes de embarcar para São Luís.

São duas questões que os municípios da região enfrentam: uma técnica e outra política.  A técnica reside na necessidade urgente da viabilização de um novo Programa de Pactuação Integrada (PPI)

A PPI no entendimento dos prefeitos precisa ser atualizada já que o documento  que lhe deu forma é antigo (2004) e nesse período houve um aumento substancial da população.  No aspecto político outro pensamento unanime: se Imperatriz  não suportar, por falta de lastro financeiro,  mais a sobrecarga dos atendimentos de alta complexidade toda a região será prejudicada.

Para discutir o problema da saúde da região a presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina, a prefeita de Itinga Luzivete Botelho convidou a todos os prefeitos da regional de Imperatriz mas somente  Madeira (Imperatriz) Deoclides Macedo (Porto Franco) Zequinha Coelho ( Estreito),  Valdivino ( Montes Altos) Welington ( Vila Nova dos Martírios) Dione ( Ribamar Fiquene),  compareceram. Todos eles confirmaram presença hoje na reunião com  o secretário Ricardo Murad.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...