12/07/2011

Pais ausentes filhos on line, livro do professor Ivan Lima, repercute na rede

O livro Pais ausentes filho on line  do pedagogo imperatrizense  Ivan Lima  continua  sendo alvo da critica especializada.  A obra chama atenção pela importância e  contemporaneidade. Ivan que por conta do livro tem sido convidado a ministrar palestras em escolas, associações e entidades educacionais , foi feliz pela escolha do tema  bem como pela forma direta como aborda  relação das crianças e adolescentes com a rede mundial de computadores.
No site Onda Azul que aborda questões educacionais é possível ler a mais recente resenha escrita sobre o livro.
Leia  a resenha do livro.
Este é um guia que aborda a questão de pais que por vários motivos não acompanham seus filhos no uso da internet e suas ferramentas, alertando os mesmos sobre os riscos envolvidos.
O autor inicia contando uma história em que a personagem sente estar sendo seguida por alguém no caminho de volta da escola. No desenvolver da história a família da personagem, uma adolescente, percebe que deixar a filha sozinha, sem supervisão, compartilhando informações com pessoas que ela conhece apenas pelas ferramentas de comunicação da internet é um grande risco.
Através de uma linguagem bastante acessível o autor organiza o texto em tópicos, em que ele inicia apresentando a problemática e os perigos em se deixar os filhos sem supervisão na internet, depois coloca, por meio de exemplos fictícios, situações em que pessoas mal intencionadas podem utilizar a internet para se aproximarem das crianças e adolescentes e descobrirem informações sobre seus gostos, atitudes e até informações pessoais.
O texto transcorre com o autor sugerindo mudanças de atitude dos pais para com os filhos para melhorarem o comportamento dos jovens na internet. Uma dessas mudanças que o autor recomenda é a colocação do computador utilizado pelos filhos em local de acesso público a todos da casa, ao invés de deixar o computador no quarto dos jovens, ele fica na sala da casa para que pessoas adultas possam observar e acompanhar as ações das crianças e adolescentes quanto ao uso da internet.
Outra parte importante do texto diz respeito às ferramentas de computador, isto é, os softwares, que o autor utiliza como exemplo para ajudar os pais a manterem a privacidade dos filhos. São abordados tanto softwares específicos como configurações do navegador de internet, por exemplo, tudo com o objetivo de auxiliar os pais na tarefa de minimizar os riscos corridos por seus filhos quanto ao uso da rede mundial de computadores.
Outro ponto importante do livro é a parte em que o autor mostra informações filtradas de sites de grandes empresas fabricantes dos navegadores de internet. Estas são resultado de pesquisas desenvolvidas, por estas empresas, na área de privacidade e segurança.
Os conselhos são organizados para cada faixa etária, da criança até o adolescente. Assim, os pais são orientados quanto às melhores práticas que eles podem ter perante seus filhos quanto ao uso do computador e da internet durante cada fase da vida de suas crianças. Abordando que tipo de sites eles podem visitar na faixa etária, quantas horas podem ficar utilizando o computador, que tarefas devem ser dirigidas para cada faixa etária dentre vários outros conselhos.
O livro conclui com uma cartilha de segurança elaborada pelo comitê gestor da  internet no Brasil com vários tópicos sobre segurança de dados na rede mundial de computadores.
A obra mostra que a responsabilidade é dos pais, que eles precisam estar juntos dos filhos, supervisionando o seu comportamento, as conversas, e a troca de informações nas salas de bate-papo da internet para não deixarem seus filhos expostos a pessoas mal intencionadas que estão na rede para “fisgar” vítimas para atos criminosos e outros. É uma obra excelente para os pais que estão preocupados com o desenvolvimento de seus filhos numa era de tão grande utilização de tecnologias.
Ivan Lima Azevedo é pedagogo e trabalha com pais de crianças e adolescentes com aconselhamento sobre a internet e seus fatores de risco.
AZEVEDO, Ivan Lima de. Pais Ausentes, Filhos Online. São Paulo: Editora Mensagem par todos, 2008. 103 p.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...