A campanha do Laço Branco continua a todo vapor em Imperatriz. Na última terça-feira (6) a secretária Municipal de Politicas para a Mulher, Conceição Formiga, foi a palestrante do seminário, realizado no auditório da Prefeitura de Imperatriz, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa. O evento faz parte da programação pelo fim da violência contra a mulher.
A campanha Laço Branco defende a mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher, conforme explica a secretária Conceição Formiga. “É uma atividade dos 16 dias de ativismo da Campanha do Laço Branco, quando os homens dizem não à violência. São os homens pelo fim da violência”, explicou.
Segundo Conceição, o número de ocorrências de violência contra a mulher aumentou. Isso pode ser fruto da coragem de denunciar, mas pode também ser resultado do aumento do número de agressões, por isso, é necessário aumentar as discussões sobre o tema. “As mulheres estão mais conscientes, os meios de comunicação estão divulgando mais, aumentaram as denuncias e, por isso, temos que intensificar este trabalho”, argumentou ela.
A secretária também defendeu a maior participação da sociedade no combate a este tipo de violência. “[É preciso] que cada cidadão faça a sua parte. Só as autoridades não são suficientes. Nós não estamos lá no bairro. Cada vizinho e cada vizinho é responsável por denunciar quando um novo caso surge”, disse Conceição.
Para ela, também é necessário combater outros tipos de violência contra a mulher, que vão além do aspecto físico, como a violência econômica, patrimonial, psicológica e outras. O trabalho é continuo e, com o aumento do número de casos registrados, as ações também devem ser intensificadas. (Comunicação)