2/18/2012

Carnaval da Gente começa hoje:Com 5 bandas por dia, 2 palcos; trio-elétrico e a Jardineira. Começa a maior festa de momo que Imperatriz já viu


Circuito Praça da Cultura
                          Baile a ceu aberto hoje na Praça da Cultura


Extensa programação carnavalesca promovida pela Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) começa neste sábado, a partir das 16h, com a animação da Jardineira, na Praça Mané Garricha. É o que informa o presidente da Fundação Cultural, Lucena Filho.

” Preparamos uma programação diversificada e plural, amparada com uma estrutura completa para proporcionar ao folião imperatrizense uma festa com muita alegria, segurança e paz” ressaltou o presidente da FCI.

Lucena Filho enfatiza que o município disponibilizou uma grande logística para a realização da Festa de Momo, com três circuitos: praças Mané Garrincha, da Cultura e a Avenida Beira-Rio. “Nós temos o carnaval tradicional com a animação da Jardineira que arrasta um grande público”, disse.


O presidente da FCI  informou ainda à reportagem que o cortejo da Jardineira sairá, por volta das 18h, da Praça Mané, percorrendo ruas e avenidas em clima de animação em direção a Praça da Cultura, no Centro. “Lá, nos teremos um palco montado que animará todos os dias (18 a 21) os foliões, a partir das 17h. A abertura será feita pela banda Diplomata, depois a banda “Arrochando o Frevo”, disse.

O presidente destaca também que terá início às 20h30 o “Festival de Marchinha”, promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz, na Praça da Cultura. “Esse será um dos melhores carnavais dos últimos anos em Imperatriz”, assegura.

BEIRA-RIO
                                Trio, palco e bandas na Beira Rio


No circuito da Avenida Beira-Rio, a programação deste sábado começa por volta das 22h30 com a animação, no palco, de Negrini e Banda, em seguida, no trio elétrico, a banda Lamazon. “Venha para o carnaval de Imperatriz, pois tem sido marcado nestes três últimos anos de paz e alegria”, convida.

De acordo com a programação oficial, a festa continua neste domingo (19) com a contagiante banda da Jardineira, com saída às 18h, da Praça Mané. “Essa é a festa carnavalesca da família imperatrizense; aqui todos podem brincar com segurança e tranqüilidade”, diz.

Lucena Filho ressalta que durante os quatro dias de folia a Jardineira animará os foliões imperatrizenses nos circuitos Mané Garrincha e da Cultura. “Nós teremos neste domingo, no palco, da Praça da Cultura, a animação da banda Bumbum de Bebê. No circuito Beira-Rio, a festa será animada pela banda Bumbum de Bebê, no palco; e no trio elétrico, a banda Zuarê”, disse.

Na segunda-feira (21), a festa continua em todos os circuitos, sendo que, a partir das 22h30, no palco, na Beira-Rio, quem animará o carnaval será a contagiante banda Vibração. Já no trio elétrico, a animação fica por conta da banda Ararê. E na terça-feira (22) quem encerra a festa de momo será a banda “Preocupação Zero”, no palco, e a Dendê Baiano, no trio elétrico.

A Festa



Para o comerciante João Roberto Lima, o carnaval de rua em Imperatriz é ideal para ele e sua família. “Esse ano estarei com a Jardineira de novo. É um ambiente muito agradável, onde podemos levar as crianças, brincar em paz e com aquele clima de carnaval de rua que não existia mais.” Declarou o folião que confirmou a fantasia desse ano: “Ano passado eu sai de pirata, esse ano a fantasia vai ser de palhaço”.

Na Praça da Cultura a banda Os Diplomatas começa a folia às 17h, tocando os grandes sucessos dos carnavais até a chegada da Jardineira, a partir daí assume o palco a banda Arrochando o Frevo, abrindo para a terceira edição do Concurso de Marchinhas. “A exemplo das edições anteriores, o Concurso de Marchinhas vem com um nível de composições muito bom. O nosso objetivo principal é fazer do imperatrizense o grande protagonista do carnaval de nossa cidade”, afirmou Zeca Tocantins, coordenador do concurso.   

Após as apresentações das marchinhas, serão anunciados os três blocos vencedores do concurso de blocos carnavalescos. 

Axel Brito, coordenador da Fundação Cultural explica que a proposta é contemplar os blocos mais organizados e tradicionais, como também os pequenos blocos, formados por famílias e grupos de amigos. “O concurso é aberto a todos os foliões organizados que estejam devidamente caracterizados, seja com fantasias, adereços ou abadas. Cabe ressaltar que os blocos deverão se inscrever nos dias de carnaval e que será julgada a unidade, a criatividade e a participação dos blocos”.

Junto de seus colegas de universidade, a estudante Lanna Luiza irá participar do carnaval com o Bloco Simbora. A proposta do grupo é unir o útil ao agradável e concorrer a um dos três prêmios de R$ 1.000,00 para ajudar na organização de um congresso estudantil. “Espero que seja um carnaval tranquilo, alegre e livre da violência. Com essa proposta de programação das marchinhas, você pode formar o bloco com amigos e familiares proporciona um carnaval realmente tranqüilo.”, afirmou a estudante.

   Após a premiação dos blocos, a banda Arrochando o Frevo retorna ao palco e encerram as atividades da Praça da Cultura às 22h30, mas a folia ainda está longe de acabar.  Na Avenida Beira-Rio, a festa começa as 22h no palco armado ao lado da quadra de esportes, lá se apresentam atrações da terra, como o cantor Negrine, a banda  Bumbum de Bebê, a Banda Vibração e a banda Preocupação Zero. No trio-elétrico, as bandas Lamazon de Belém do Pará, Zuarê e Ararê da Paraíba e Dendê Baiano, de animam a pipoca  partir da meia-noite.

ESTRUTURA E SEGURANÇA

Assim como nos anos anteriores, uma grande estrutura está montada para o Carnaval de Imperatriz, além dos palcos na Praça da Cultura e na Beira-Rio, em todos os pontos da folia estarão distribuídos banheiros químicos e latões para a coleta seletiva do lixo. “Pensamos em todos os detalhes, está tudo pronto para o folião”, afirmou Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.

No que diz respeito a segurança, todas as medidas necessárias já foram tomadas. A Polícia Militar está destacando um efetivo de 130 homens para fazer a segurança de todo o carnaval, além do corpo de bombeiros e o SAMU que estarão de prontidão para a festa. Mais 40 seguranças particulares estarão auxiliando na segurança e na paz do folião.