3/27/2013

Alunos da Rede Municipal são premiados na FEBRACE em São Paulo



Madeira garantiu o apoio para a participação dos jovens em Feira Internacional do México

Alunos de três escolas da Rede Municipal de Ensino foram recebidos ontem pela manhã pelo prefeito Sebastião Madeira em seu gabinete. O motivo do encontro, a participação vitoriosa dos jovens em eventos científicos nacionais e internacionais.

 Estudantes das escolas Santos Dumont e Sinopse, que representaram o município na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE-Edição 2013) em São Paulo, e os alunos da Escola Giovanni Zanni que representarão o município na Feira Internacional no México em novembro, contaram suas experiências e receberam a garantia do apoio logístico nos próximos eventos dessa natureza.

Entre as premiações recebidas na FEBRACE, está a do projeto ‘Proposta para elaboração de provas adequadas aos alunos com baixa visão nas escolas públicas municipais de Imperatriz’ da Escola Sinopse. “Primeiramente queremos agradecer o apoio que nos foi dado pelo prefeito Madeira. Sem este apoio nós não teríamos conseguido participar da FEBRACE e não teríamos recebido menção honrosa ‘Inovação em Acessibilidade e Inclusão da pessoa com deficiência”, explica Juscimaira dos Santos, uma das autoras do projeto.

João Victor Carvalho, aluno da Escola Giovanni Zanni, falou da importância da realização da VI FECITEC Sul do Maranhão e a III Mostra Científica do Norte e Nordeste (MOCINN/2012). “Durante a realização da VI FECITEC e III MOCIN ano passado aqui em Imperatriz ganhamos o segundo lugar com o apoio da Secretaria de Educação e ganhamos credenciamento para participar da Feira Internacional no México em novembro deste ano”.

Geilson Reis, professor-orientador da Escola Santos Dumont, afirma que os alunos de Imperatriz têm sido destaque nos eventos de produção científica por todo o país. “Hoje os alunos da rede municipal tem oportunidade de divulgar o seu trabalho graças ao apoio do prefeito Madeira. Durante a premiação da FEBRACE- 2013, Imperatriz subiu ao pódio três vezes e, em todas elas foi com projetos de escolas públicas de Imperatriz. Assim percebemos que Imperatriz não está apenas crescendo, está também desenvolvendo”.

Na ocasião o prefeito parabenizou alunos e professores pela participação na FEBRACE e garantiu total apoio para a participação na Feira Internacional no México em novembro.

“Toda a cidade só tem a agradecer e parabenizar aos alunos dessas escolas. Vocês são motivo de orgulho para todos nós e servem de inspiração para os demais alunos da rede municipal de ensino. É assim que percebemos que para se alcançar bons resultados é necessário vontade, coragem e determinação e é assim que temos realizado diversas ações para que a educação avance. Quero aqui agradecer a compreensão dos gestores escolares e da grande maioria dos professores que tem percebido o nosso esforço em prol da educação de Imperatriz. Garantimos também total apoio para os alunos que irão participar da Feira Internacional no México em novembro, temos certeza que teremos bons resultados lá também”.

Incentivo à pesquisa


Durante a visita ao gabinete do prefeito, Socorro Bezerra, coordenadora da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Imperatriz –COMCITEC, ressaltou as ações de incentivo à pesquisa realizadas na rede municipal de ensino.

“O prefeito Madeira é peça importante na construção do conhecimento destes alunos. O apoio que a pesquisa científica tem recebido em sua gestão tem proporcionado diversos avanços para a educação na rede municipal. Esta é a primeira vez que recebemos este tipo de apoio; não apenas para viagens, participação e realização de feiras e eventos científicos, mas também com a criação da COMCITEC de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, ainda em 2010, que desenvolve um trabalho de incentivo, formação continuada e apoio, junto aos professores e alunos”.

Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação, declarou que estes avanços são resultado do trabalho realizado na         Rede Municipal com investimento em recursos físicos e qualificação profissional. “A construção do conhecimento é algo contínuo e nós da Secretaria de Educação de Imperatriz temos priorizado uma educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano de todos os alunos da rede. E é para este fim que temos incentivado a pesquisa científica. Este é um momento grandioso na vida destes alunos, só temos a agradecê-los por terem representado também nossa cidade”. (Luana Barros- ASCOM)