10/24/2013

CIRCUITO SAÚDE: CEREST de Imperatriz beneficia trabalhadores de 42 municípios da região


Cerca de 200 funcionários de uma loja de departamentos foram atendidos na etapa desta quarta-feira

Mantido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o Centro de Referência em Saúde do trabalhador (CEREST) vem desenvolvendo um trabalho extraordinário nas empresas da cidade de Imperatriz e de 42 municípios da região. O órgão atende por mês, mais de 20 empresas levando palestras, realização de exames e aplicação de vacinas até os funcionários das instituições (sejam elas públicas ou privadas).

Milhares de pessoas são atendidas mensalmente. Na manhã de ontem (23), cerca de 200 funcionários de uma loja de departamentos puderam contar com os serviços oferecidos pelo centro. Diversas atividades foram realizadas, como por exemplo: Teste de glicemia, aferição da pressão arterial, avaliação psicológica e de saúde e atualização das vacinas Hepatite B, Influenza e Febre Amarela.

Gerson dos Santos, vendedor da empresa aproveitou a oportunidade para verificar a situação da sua saúde. “É a primeira vez que eu participo de uma ação assim dentro da empresa e eu achei ótimo, porque como não temos tempo de procurar o serviço nas unidades de saúde, ele veio até nós. Pude verificar que está tudo bem comigo, minha pressão e minha glicemia estão normais e ainda tomei três vacinas que estavam atrasadas”, sorriu.

Já George Marinho dos Santos, chefe de equipe, parabenizou a SEMUS, agradecendo a disponibilidade do CEREST em prestar este serviço. “É uma ação muito louvável, e de grande valia para os funcionários da empresa que melhoram a qualidade de vida e seu desenvolvimento aumentando assim sua produtividade. Então agente só tem a agradecer a realização destas ações aqui conosco”, finalizou.

Dalvenira Mendes, Coordenadora do CEREST explica que todas estas ações fazem parte do que batizaram de ‘Circuito Saúde’. Ela ressalta que para realizar um ‘circuito’ desses a SEMUS mobiliza entre 15 e 20 funcionários e por isso a necessidade de um pré agendamento para atender as solicitações com toda a estrutura que é levada até a empresa.

“O Circuito Saúde feito pela equipe multiprofissional do CEREST, é um estudo gratuito, por meio de entrevistas e medições simplificadas, levanta informações do perfil dos trabalhadores com o foco na saúde e no estilo de vida. Assim, a empresa pode conhecer a saúde de seu trabalhador e implantar um plano de ações preventivas na área”, esclarece a coordenadora.

A coordenadora explica ainda que o resultado é entregue à empresa participante por meio de um relatório geral. “Com os resultados obtidos, a empresa pode planejar investimentos em saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, que é o nosso objetivo principal” destaca, informando que quem desejar realizar um circuito saúde em sua empresa ou instituição basta procurar a coordenação do CEREST na Rua Maranhão Nº 826, Bairro Mercadinho, ou ligar no telefone 3523-3102 para agendar o atendimento.

Nayara Chagas de Sousa , Técnica em Segurança do trabalho da empresa, foi quem solicitou o atendimento por parte do CEREST e classifica como excelente o trabalho da equipe. “Esse circuito é muito bom e serve de motivação para o funcionário, que às vezes não tem tempo de ir a uma unidade de saúde nem para se vacinar e as vezes está com glicemia ou diabetes alta e nem sabe. E sempre que procuro o CEERST sou muito bem atendida, a única resistência que ainda encontramos é por parte do dono da empresa em liberar o funcionário”, afirma.
Maria Almeida - ASCOM








Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...