10/24/2013

Incentivo: Agricultores de Imperatriz recebem novos kits de irrigação



Pequenos agricultores estão sendo beneficiados com a implantação de novos kits de irrigação em Imperatriz, segundo informou ontem à reportagem o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), José Fernandes Dantas. “Foram liberados 20 kits de irrigação que estão sendo instalados em regiões rurais em apoio aos micros e pequenos produtores nas áreas de hortaliças e grãos”, assinala.

De acordo com José Fernandes, logo após o período invernoso, esses novos kits de irrigação irão contribuir nas áreas de produção de milho verde, feijão, abóbora e frutas (melancia, mamão e limão) no município de Imperatriz.

Ele garante que a área rural foi zoneada, cujo objetivo foi identificar o tipo de cada plantação, multiplicando a produção por meio dos kits de irrigação, resultado de uma parceria entre os governos municipal e estadual. “É uma emenda do deputado estadual Léo Cunha que conseguiu liberar esses kits de irrigação para Imperatriz”, afirma.

O secretário detalha que o “kit de irrigação” é composto de tubulações, conjunto de bombas, e quadro de instalação para ser utilizado em locais que dispõem de rede elétrica e reservatórios de água para subsidiar os canteiros de produção de hortaliças.

“Um kit irrigação consegue atender entre dois a três produtores rurais, fato que considerados de suma importância para incentivá-los a produzir durante o verão, sem prejuízo agrícola”, conta ele, ao destacar que esses agricultores integram os projetos dos governos municipal e federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

José Fernandes justifica que os produtos rurais que foram contemplados com os kits de irrigação já lidavam com esse sistema, porém de forma precária utilizando mangueiras e motores, com tendência a implantar um projeto de irrigação.

 “Nós hoje estamos trabalhando no processo de modernização por meio desses kits de irrigação, fornecendo ainda assistência técnica aos pequenos agricultores na área do município de Imperatriz”, completa.


Para ele, a assistência agrícola fornecida aos produtores rurais nestes últimos cinco anos contribuiu para o aumento da produção de grãos, hortaliças e frutas em Imperatriz. “Nós tínhamos conhecimento que a maioria dos produtos agrícolas que abastecia a cidade era oriundo das cidades de Anápolis (GO); São Paulo; Petrolina (PE) e da Bahia”, conclui.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...