10/24/2013

Incentivo à pesquisa: Escola municipal realiza Feira de Ciências com alternativas para melhorar a vida no planeta


Alunos e professores da Escola Municipal Paulo Freire (Parque Amazonas) que integra a Rede Municipal de ensino de Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizam essa semana a III Feira Cientifica da instituição (FECIPAF – 2013).

O evento, realizado em dois dias conta com a participação de outras escolas da região da Grande Cafeteira e traz o tema: A Iniciação à Pesquisa Cientifica na busca de alternativas para mudar o mundo. O objetivo, incentivar a pesquisa no âmbito educacional; conforme explica Cleres Carvalho, vice-gestora da escola.

“O objetivo geral da nossa feira de ciências é incentivar educadores e educandos a fazerem uso dos eixos norteadores da iniciação à pesquisa cientifica (observar, refletir, investigar e agir) na elaboração de projetos científicos envolvendo as ciências exatas, naturais, sociais e humanas, relacionando-as com descobertas e invenções no cotidiano, elaborando hipóteses e ações que viabilizem a melhoria da qualidade de vida bem como o desenvolvimento sustentável”.

Marli Oliveira de Sousa, gestora da escola Paulo Freire, ressalta que os projetos apresentados por aproximadamente mil alunos atendidos na instituição envolvem temas diversificados.

“A III FECIPAF envolve diversos temas e todos os níveis de ensino da nossa escola e escolas convidadas. As turmas de educação infantil trabalham o tema meio ambiente; a turmas do Ensino Fundamental, a qualidade de Vida, sustentabilidade ambiental,Redução da mortalidade Infantil, Saúde das Gestantes, Igualdade entre os sexos e valorização da mulher, combate a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis e as turmas de Educação de Jovens e Adultos trabalham projetos que envolvem a temática: Desenvolvimento sustentável e Empreendedorismo”.

Para a coordenadora da Comissão de Ciência e Tecnologia (COMCITEC) do município, Socorro Bezerra, a ação é resultado dos investimentos em educação de qualidade e incentivo à pesquisa.
“Desde 2010 temos investido em ação que fomentem a pesquisa dentro das escolas da rede municipal melhorando assim a qualidade da educação oferecida. A III FECIPAF nos orgulha por ser a maior feira de todas as escolas do município. Além de envolver projetos de outras instituições de ensino, a Feira de Ciências da Escola Paulo Freire é uma das ações que integram a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia”.

Luana Barros- ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...