10/31/2013

Profissionais são capacitados para trabalhar em parceria com Unidade Móvel para Prevenção de Câncer.

A ação faz parte das estratégias de mobilização de médicos, enfermeiros e agentes de saúde na divulgação das atividades a serem realizadas pela Unidade.

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), vem desenvolvendo ao longo do mês diversas ações voltadas à implantação do Programa Unidade Móvel para Prevenção do Câncer, que chega à cidade dia 08 de novembro.E como parte das atividades em prol do perfeito funcionamento desta, foi iniciado ontem (30) e segue durante o dia de hoje (31) treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médicos e enfermeiros do Departamento de Atenção Básica (DAB) do município.

O objetivo, segundo Vilenice Batista, coordenadora do programa “é capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto ao fluxograma de atendimento da Unidade Móvel e conscientizá-los da importância da parceria destes na  divulgação das ações do programa para a população, bem como incentivar as pessoas a  realizarem os exames preventivos do câncer do colo do útero, mama, pele e próstata”.

De acordo com a Secretária de Saúde, Conceição Madeira, o treinamento visa também apresentar o Programa Unidade Móvel Oncológica, assim como sua logística e protocolo de atendimento. “É de suma importância que todos falem a mesma língua de forma que qualifique o atendimento, e é a partir do esclarecimento das normas e procedimentos que poderemos multiplicar as informações e atender cada vez melhor a população, que é nossa meta principal”, afirma a gestora.

A coordenação explica que a capacitação também está sendo voltada para a importância da redução na incidência do câncer de mama, pele, útero e próstata, para que fique bem claro qual o objetivo principal dos serviços oferecidos pela Unidade. Quem está ministrando a capacitação é o Médico Oncologista Gumercindo Filho (Coord. Rede de Oncologia do Município), e as Enfermeiras Vilenice Batista (Coord. Unidade Móvel) e Josenólia Araújo Almeida.

Conceição Madeira esclarece que os profissionais que estão à frente do treinamento juntamente com outros integrantes da equipe já foram treinados no Hospital do Câncer de Barretos e agora compartilham a experiência para que todos estejam alinhados ao processo. “E primando pela qualidade nos serviços disponibilizados, os motoristas que vão trabalhar nesta Unidade também estão passando por treinamento em São Paulo”, ressalta.

Sobre a unidade móvel

A entrega oficial do ônibus doado pela Vale será realizada em 08 de novembro. Na oportunidade o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha estará na cidade para fazer a entrega oficial do ônibus de dois andares equipado com sala de recepção, três consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau); além de um elevador para cadeirantes.

Com disponibilização de Mastologista, Ginecologista, Urologista, Cirurgião Geral, Dermatologista, Oncologista, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Técnica em Radiologia e Assistente Administrativo a Unidade atuará na prevenção do câncer de pele, colo do útero, mama e próstata; De acordo com a coordenação, a unidade passará por todos os bairros de Imperatriz, priorizando as áreas mais carentes, onde as pessoas tem menos acesso aos serviços de saúde no que se refere a prevenção e tratamento oncológico.

Maria Almeida -ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...