11/06/2013

Procura pelas inscrições do Minha Casa, Minha Vida diminui na reta final

“A preocupação é que as pessoas deixem para realizar o cadastro nos últimos dias, e assim, percam o prazo”, alerta secretária

Com apenas dez mil cadastros contabilizados nesta terça-feira (05) pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), a segunda etapa do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida continua com as inscrições abertas até o dia 18 de Novembro em Imperatriz, porém com baixa procura, em Imperatriz. Nessa segunda etapa do programa serão sorteadas cinco mil novas moradias além do cadastro de reserva.

Iniciado em 17 de Outubro, o cadastro está sendo realizado nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, situados nos bairros, Bacuri, Santa Lúcia, Cafeteira e Santa Rita, com atendimento diário de até 180 inscritos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, observa que logo no início das inscrições a demanda de pessoas interessadas em se cadastrar no programa estava bem mais significativa, diferentemente do que ocorre após 20 dias de prazo.

“Ao iniciarmos o processo de cadastro, as pessoas chegavam cedo aos CRAS para pegar sua senha. O atendimento diário era de 250 pessoas. Atualmente estamos entregando no máximo 180 senhas no CRAS mais procurado que é o do Bairro Santa Rita”, informou Miriam.

A secretária revela que está preocupada com a queda no número de inscritos, nesse quase final de processo, faltando apenas 13 dias para encerramento do prazo, e que em contrapartida, haja uma demanda exagerada nos últimos dias de inscrições.

“Somando os quatro Centros de Referência, houve uma queda de mais de 25% diariamente nos cadastros, o que nos faz pensar que as pessoas interessadas em ter sua casa própria deixarão para realizar a inscrição no ultimo prazo, como sempre acontece. Isso me preocupa muito, uma vez que foram mais de 30 dias de inscrições e que não temos a pretensão de prorrogar este prazo”, declarou Miriam.

Ela explica ainda que quanto maior for o prazo de inscrição, mais tempo ainda irá levar para a realização do sorteio de contemplação. “Temos a pretensão de realizar o sorteio dos contemplados logo no mês de Dezembro. Como adquirimos experiência nesse processo, pretendemos utilizar o menor tempo possível. Com a prorrogação das inscrições, o sorteio dos contemplados fica ainda mais distante e que a prorrogação é inviável, uma vez que a procura está abaixo do esperado, no momento”.

E finaliza com a seguinte orientação: “os interessados em adquirir a casa própria, procurem o CRAS mais próximo de sua residência e não deixem para a ultima hora. Só vai perder quem não fizer o cadastro, porque eu já revelo que a construção dos Residenciais Canto da Serra e Sebastião Regis, já estão bem adiantadas, são 5 mil imóveis, localizados depois do Instituto Federal do Maranhão – IFMA”.

Sara Ribeiro - ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...