3/27/2014

Secretaria Municipal de Saúde amplia oferta de exames preventivos do Câncer de mama.


A partir de agora mais de 2.000 mamografias passam a ser disponibilizadas mensalmente pela Secretaria Municipal de Saúde.

            Com capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo na detecção de um câncer de mama antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente, a mamografia é mais uma das armas utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (SEMUS) na luta contra a doença. Este exame permite fazer diagnósticos, numa fase muito precoce do câncer aumentando assim sua probabilidade de cura.

            Pensando nisso, a Secretária de Saúde Conceição Madeira, viabilizou por meio da Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, a oferta mensal de mais de 1.800 mamografias.  Os exames de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário estão sendo disponibilizados desde o último dia 20 de março, paralelamente às que já são realizadas pela rede Pública de Saúde de Imperatriz.

            “O mamógrafo instalado no “ônibus-hospital” tem capacidade para realizar até 60 mamografias por dia (1.800/mês), e está pronto para atender a comunidade imperatrizense”, assegurou Vilenice Batista, coordenadora da Unidade Móvel. Além das mamografias realizadas pelo novo sistema, a auditoria da SEMUS confirma que os procedimentos de regulação deste serviço continuarão sendo ofertados também no Centro de Especialidades Três Poderes que disponibiliza mais de 500 por mês.

            O atendimento prestado pela Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao câncer funciona todos os dias de segunda a sexta das 08h às 12h e das 14h ás 18h. E no que se refere à realização das mamografias, a coordenadora esclarece que estão sendo realizadas primeiramente as que já estavam marcadas com as pacientes. E as usuárias (mulheres de 40 a 69anos) que desejam realizar devem procurar a Unidade com documentação pessoal e cartão SUS.

Além da Prevenção do Câncer de mama, a Unidade Móvel (que ainda se encontra em frente ao Centro de Saúde da região do grande Vila Nova) trabalha também a prevenção dos cânceres de pele, colo do útero e próstata com oferta de consultas especializadas e realização dos exames da próstata (PSA), Papa Nicolau (prevenção), e biopsias de pele.

[Maria Almeida - ASCOM]