1/07/2015

Prefeitura de Imperatriz doa kits de irrigação para pequenos produtores



Desde 2009 a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção do Município (SEAAP) tem articulado ações para fortalecer o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Município. Entre as ações está a distribuição gratuita de kits de irrigação para os pequenos produtores de Imperatriz. Cerca de 300 famílias incluídas no Programa da Agricultura Familiar já foram atendidas.

De acordo com o secretário adjunto, Hélio Gregório, está prevista a distribuição de mais 10 kits neste primeiro semestre de 2015. Ele assinala que os kits são de extrema importância para garantir que a produção não seja comprometida nos períodos de seca. Informa que cada kit é suficiente para atender cinco produtores. “Mesmo sem chuva os produtores conseguem manter o cultivo verduras, frutas e legumes com o auxilio de kits de irrigação. Nosso compromisso é garantir que os produtores tenham o apoio necessário para produzir com sucesso principalmente no período de seca, que compreende o período de julho a dezembro.

Para seu João Sousa que faz parte do programa e que já foi beneficiado com a distribuição de kits, o apoio tem ajudado toda a família.  “Nós sobrevivemos do que a plantamos. Tem época que realmente é muito difícil para a produção de frutas e hortaliças, mas os kits de irrigação que ganhamos nos ajudam a não perder nosso cultivo”.  

Sobre a estrutura dos equipamentos, Hélio esclarece que cada kit de irrigação é composto de tubulações, conjunto de bombas, e quadro de instalação para ser utilizado em locais que dispõem de rede elétrica e reservatórios de água para subsidiar os canteiros de produção de hortaliças. Assegura também que tanto a instalação quanto a manutenção são de responsabilidade do município. “Nós fazemos estudos do solo, verificamos todas as condições necessárias para instalar e fazer manter os kits. A SEAAP dispõe de técnicos capacitados para garantir eficácia nos procedimentos”.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...