11/02/2015

SETRAN garante acessibilidade e estacionamento especial às pessoas com deficiência e idosos de Imperatriz


A entrega de cartões de identificação e adesivos para vagas especiais teve inicio esta semana

Gil Carvalho

O Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico (Cenapa) e a Casa do Idoso auxiliam a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) no cadastro das pessoas que serão beneficiadas com o cartão de identificação para estacionamento em vagas especiais em Imperatriz.

O secretário José Ribamar Alves Soares (Trânsito), o cabo J. Ribamar informou à reportagem que o órgão iniciou a entrega dos adesivos e cartões de identificação aos idosos e deficientes físicos que possuem veículos e necessitam de vagas em estacionamentos nas proximidades de hospitais, farmácias, bancos, comércio e instituições.

“Esse é um direito assegurado ao idoso e deficiente físico, cuja fiscalização será priorizada nestes locais regulamentados em Imperatriz”, disse ele, ao observar que o trabalho deve ser facilitado com a identificação por meio de adesivo fixado no veículo do beneficiário das vagas especiais de estacionamento.

Ele diz ainda que o órgão possui uma grande demanda de fiscalização em diversos pontos da cidade, principalmente na área comercial devido ao intenso fluxo de veículos e o flagrante desrespeito à legislação de trânsito.

Jota Ribamar assinala que, além da garantia de direitos e acessibilidade, a Setran atende essa normatização prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considerada de fundamental importância ao público da terceira idade e deficientes físicos.

“Temos exigido o mínimo de documentação possível; basta levar a carteira de identificação que constata a condição de idade e os com deficiência física permanente poderão solicitar de forma desburocratizada o cartão de identificação para vagas especiais de estacionamento em Imperatriz”, esclarece.

Ele ressalta que o cartão de identificação é emitido gratuitamente, sem pagamento de qualquer taxa à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, próximo à Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Foto: Sidney Rodrigues 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...