3/01/2016

Unidade Móvel de Oncologia inicia programação do março lilás em Imperatriz


Primeira palestra com oncologista clínico e oferta de exames papanicolau acontece no Bairro Bom Sucesso

A abertura oficial da programação do movimento “março lilás" acontece na próxima quarta feira (02), por iniciativa da Secretaria da Mulher; mas os atendimentos direcionados a área da saúde para prevenção do Colo do Útero já iniciam hoje (01) no Bom Sucesso com a o início da estada da Unidade Móvel no Bairro. Localizada em frente à Unidade Básica de Saúde da comunidade, o ônibus permanecerá durante todo o mês com atendimentos preventivos do câncer.

E nesta terça além dos atendimentos com mutirão de coleta de PCCU – Prevenção, o Médico Oncologista Clínico Ricardo Nakamura ministrará uma palestra sobre Câncer de Colo do Útero – um dos mais comuns no nosso Estado. “Desde que iniciamos os atendimentos com a Unidade Móvel em Imperatriz já realizamos 7.443 exames, sendo que 505 mulheres foram diagnosticadas com câncer e estão fazendo acompanhamento na Rede de Oncologia do Município”, explica a secretária de Saúde Conceição Madeira.

Vale ressaltar que a Unidade Móvel atenderá durante o mês no Bom Sucesso, mas participará também da programação do março lilás promovido pela Secretaria da Mulher, “por tanto, teremos atendimento na Academia da Saúde Pólo Beira Rio, na Escola Paulo Freire, na Vila Nova e no Parque São José”, segundo explica a coordenadora da Unidade, Vilenice Batista.

Vilenice acrescenta ainda que durante o período em que permanecer no Bairro Bom Sucesso será disponibilizado também os demais exames e consultas que são preconizados pela Unidade Móvel (Mamografias, PSA e Consultas de Pele) e não somente a Prevenção. Entretanto, nas programações do movimento março lilás, serão oferecidos exames de Papa Nicolau e Palestras sobre câncer de Cólo do Útero.

Março Lilás - Assim como os já consagrados outubro rosa e novembro azul, o março lilás vem para reforçar a necessidade de prevenção do câncer, que neste caso específico visa mobilizar a sociedade para atuar junto as campanhas de prevenção do câncer do colo do útero - um dos tipos de câncer que mais mata mulheres no Maranhão e a segunda principal causa de óbitos no mundo.

De acordo com a secretária de Saúde Conceição Madeira, até o dia 31 de março, as Unidades Básicas de Saúde oferecerão atendimento prioritário a mulheres que desejem fazer o exame preventivo de câncer do colo do útero. “Vale ressaltar que a prevenção é oferecida ao longo do ano, mas será intensificada neste mês, principalmente com a atuação da Unidade Móvel”, observa a secretária.


Maria Almeida/ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...