10/24/2018

Evento promove palestras e debates relacionados à psicanálise, arte e filosofia



por Hidalgo Nava ASCOM/I MPERATRIZ

A Prefeitura de Imperatriz, através da Fundação Cultural, tem a satisfação de apresentar o projeto Café Cultural, em um encontro criativo com o psicanalista Nertan Dias Silva Maia, doutorando em Filosofia pela UERJ. Evento acontece nesta sexta-feira, 26, às 8h30, na sede da FCI, com a palestra “Arte, psicanálise e processos criativos: concepções estéticas de Sigmund Freud”.

De acordo com Axel Brito, coordenador de Difusão Cultural da Fundação, trata-se de um projeto piloto que nasceu da vontade do presidente da FCI, José Carneiro Santos, que se propôs em disponibilizar a própria sede como espaço de vivência. Segundo ele, serão palestras e debates que envolvem psicanálise, artes e filosofia. Na próxima semana, quinta-feira, 1º, será realizada a segunda edição, com o tema "A arte como um dos pilares do saber Humano"; uma abordagem interexistencial com a ciência, a filosofia e a religião”, ministrada pelo poeta, músico e defensor público Fabio Souza de Carvalho.

“O projeto busca transformar o espaço da Fundação em vivência e convivência, voltado para classe artística e um público formado de opinião, sempre envolvendo grandes temas”, ressaltou Brito.

Durante evento, além de música instrumental e leituras dramáticas, acontecerá também à degustação de um “brunch especial”, disponibilizado pela participação das empresas parceiras como Café Viana, Gracilene Doces, Luziane Licores, Allume Oftalmologia, River e o apoio do Armazém Paraíba. Serão distribuídas 50 senhas, na Fundação, para o público em geral. Participantes concorrerão ao sorteio de quatro voucher, com acompanhante, para o rodízio da Churrascaria Boi na Brasa.

Ainda de acordo com o coordenador, já existem planos para terceira edição do projeto, onde a ideia é transformar a sede da fundação em um clube de vídeo. “Nosso objetivo é oferecer o filme e logo após, iniciarmos um debate em relação ao mesmo, que será intermediado pelo professor da UFMA, Marcos Fábio”, informou.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...