3/11/2019

O PÉSSIMO E O BOM ATENDIMENTO. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA



- Final da manhã do último sábado,  nove de Março.  Cheguei, sentei, olhei para o atendente e..Nada.  Na sua zona de conforto estava, na sua zona de conforto permaneceu. Nenhum aceno ou gesto que motivasse algum tipo de consumo. Nada da apresentação do cardápio ou da clássica “ o senhor precisa de alguma coisa?” .

Foram duas tentativas. Uma de 30 e outra de 20 minutos. E nada. Um viva ao WhatsApp!!!!!!

Resultado: acabei não consumindo nada naquele quiosque embora confesse que estava  morrendo de vontade de ali “ abrir os trabalhos”  do sábado nosso de todas as semanas” .
O engraçado é que no sábado anterior quem estava a postos era uma garota, tímida por sinal, mesmo assim se dirigiu até mim e apresentou o cardápio do lugar, perguntou se queria alguma coisa e aconteceu o consumo.

O comportamento daquele atendente do sábado passado levou-me a fazer uma rápida pesquisa naquele shopping  center do Centro da Cidade. Escolhi aleatoriamente dez estabelecimentos. Queria saber se aquele péssimo e nulo atendimento  ali era um caso isolado, ou generalizado.

Ao final do levantamento algumas observações. O atendimento, de ruim para péssimo, se repetiu no setor de alimentos (praça de alimentação).  Já no setor de roupas e calçados a coisa foi bem diferente, um indicativo de que os funcionários – maioria mulheres- passaram por algum tipo de treinamento. Cliente  recebido com simpatia  na porta da loja,  atendimento sem invasividade, no tamanho e na medida certas, com direito até a sorriso;  diferente da praça de alimentação, onde o péssimo atendimento do primeiro  quiosque se repetiu.

Bem, pra não virá um textão, o seguinte é esse: não se trata da “ descoberta da roda, mas para faturar, sobretudo num momento de crise, o comerciante/empresário precisa motivar o cliente não só com uma bom marketing/propaganda mas, sobretudo, com um atendimento- se não for excelente- pelo menos que seja bom pois de nada vai adiantar uma boa marca, gastar rios de dinheiro com uma estrutura do outro mundo e o cliente sair dizendo para quem quiser ouvir que o atendimento  ali  é péssimo.

Com diria o saudoso jornalista Machado Neto “ Tá feito o registro”.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...