- Final da manhã do último sábado, nove de Março. Cheguei, sentei, olhei para o atendente e..Nada.
Na sua zona de conforto estava, na sua zona de conforto permaneceu. Nenhum aceno ou gesto que motivasse algum tipo de consumo. Nada da apresentação do cardápio ou da clássica “ o senhor precisa de
alguma coisa?” .
Foram duas tentativas. Uma de
30 e outra de 20 minutos. E nada. Um viva ao WhatsApp!!!!!!
Resultado: acabei não
consumindo nada naquele quiosque embora confesse que estava morrendo de vontade de ali “ abrir os
trabalhos” do sábado nosso de todas as
semanas” .
O engraçado é que no sábado
anterior quem estava a postos era uma garota, tímida por sinal, mesmo assim se
dirigiu até mim e apresentou o cardápio do lugar, perguntou se queria alguma
coisa e aconteceu o consumo.
O comportamento daquele
atendente do sábado passado levou-me a fazer uma rápida pesquisa naquele shopping
center do Centro da Cidade. Escolhi
aleatoriamente dez estabelecimentos. Queria saber se aquele péssimo e nulo
atendimento ali era um caso isolado, ou
generalizado.
Ao final do levantamento
algumas observações. O atendimento, de ruim para péssimo, se repetiu no setor
de alimentos (praça de alimentação). Já
no setor de roupas e calçados a coisa foi bem diferente, um indicativo de que
os funcionários – maioria mulheres- passaram por algum tipo de treinamento.
Cliente recebido com simpatia na porta da loja, atendimento sem invasividade, no tamanho e na
medida certas, com direito até a sorriso; diferente da praça de alimentação, onde o
péssimo atendimento do primeiro quiosque
se repetiu.
Bem, pra não virá um textão, o
seguinte é esse: não se trata da “ descoberta da roda, mas para faturar,
sobretudo num momento de crise, o comerciante/empresário precisa motivar o
cliente não só com uma bom marketing/propaganda mas, sobretudo, com um
atendimento- se não for excelente- pelo menos que seja bom pois de nada vai
adiantar uma boa marca, gastar rios de dinheiro com uma estrutura do outro mundo
e o cliente sair dizendo para quem quiser ouvir que o atendimento ali é péssimo.
Com diria o saudoso jornalista
Machado Neto “ Tá feito o registro”.