6/08/2021

PENA DE 50 ANOS, O QUE VC ACHA?

 

 

Congressistas querem aumentar, novamente,

Pena máxima prevista no brasil

 

Durante longos anos a pena máxima prevista no Brasil foi de 30 anos de cadeia.

Mesmo em alguns casos, só para exemplificar, se uma pessoa fosse sentenciada com penas cominadas passando dos cem anos, a lei brasileira só permitia ao condenado passar destes, 30 anos no claustro.

Recentemente houve uma alteração legislativa. “Nasceu” o chamado pacote anticrime, aprovado pelo Congresso Nacional, transformado em lei, sancionada pelo presidente da República que subiu de 30, para 40 anos o tempo máximo de prisão no País, alterando, dessa forma, o Código Penal Brasileiro.

 

Você sabia disso, que a pena máxima no Brasil subiu para 40 anos?

 

O objetivo dessa alteração, claro que é acabar com a sensação de impunidade e inibir práticas criminosas e foi bem recebida pela sociedade brasileira.

 

A novidade é que alguns congressistas ainda não estão satisfeitos e querem aumentar a pena máxima  para 50 anos.

 

Dia 31 de Maio de 2021  a CCJ da Câmara dos deputados  aprovou projeto que aumenta pena máxima de prisão para 50 anos.

O QUE É CCJ?

É a  Comissão de Constituição e Justiça, uma,  senão a mais importante comissão permanente  do Poder Legislativo, presente na Câmara dos Deputados, no  Senado, assembleias legislativas e câmaras municipais.

Funciona assim: as CCJs, antes de levar o projeto para ser votado no plenário das casas legislativas verificam se a proposta apresentada está em conformidade com a Constituição Federal.

Trocando em miúdos:

 CCJ  analisa se o projeto apresentado não contraria a Constituição. feito tal juízo,  o conteúdo vai para o plenário. No caso da pena de 50 anos, além  ser votado pelo Plenário da Câmara  depois a matéria, se aprovada,  segue para ser apreciada  também pelo  Senado.

 

No caso do aumento da pena máxima para 50 anos a CCJ da Câmara entendeu que a matéria é constitucional, portanto apta para ser levada a plenário.

A votação  na CCJ ficou assim: 42 votantes entenderam ser constitucional e 20 inconstitucional

 Com controvérsias,  esta nova proposta é de autoria dos deputados Carla Zambelli (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

 Alguns congressistas  argumentam  que a pena máxima de privação de liberdade já aumentou, recentemente, de 30 para 40 anos com o "pacote anticrime".

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), por exemplo,  a medida poderá causar o aumento da população prisional, o que pode gerar consequências negativas para uma situação já complicada que é o sistema penitenciário brasileiro.

O projeto ainda não tem data definida para ser levado ao plenário da Câmara dos Deputados.

E você, o que acha?  Tem chance de prosperar e virá lei?

E ai, alguma dúvida,  ficou  compreensível a matéria?

 Inscreva-se no nosso canal no Youtube 

https://www.youtube.com/channel/UCdAXa-hSi_13JI3l5pn6btA

E aguarde o próximo vídeo

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...