1/19/2012

Com o apoio da Prefeitura, Eletronorte desenvolve projeto de geração de trabalho e renda na Zona Rural


Com o apoio da Prefeitura de Imperatriz  a Coordenação  Regional de Representação da Eletrobras Eletronorte do Maranhão realiza dias 24 e 25 de  Janeiro, na  Lagoa Verde, a  I oficina de sensibilização em gênero , raça e etnia para o desenvolvimento sustentável.  O objetivo é a geração de trabalho e renda.

O  projeto , desenvolvido pela   assistente social Valker Teixeira de Sousa, integra o Programa Eletrobrás Eletronorte pela Superação da Pobreza das Mulheres e já foi desenvolvido com sucesso, segundo informa  o engenheiro Roberto Nonato Sousa,  gestor social  da Eletronorte  no  Maranhão,  em outros municípios do Estado e  já beneficiou 1300 famílias.


 Em Imperatriz pelos menos 75  pessoas já foram selecionadas nos povoados  Lagoa Verde, Vila São João, Vila Chico do Rádio, Centro Novo  e Açaizal para participar dessa oficina que, segundo explica a assistente social  Walker Teixeira,  é importante para  prepará-las para  uma espécie de segunda etapa do projeto que consiste  na implantação de atividades laborais que gerem   trabalho e renda.  Para isso, observa o engenheiro Roberto, é necessário descobrir  “ vocação da comunidade”.

O publico participante será dividido em dois grupos: comunidade (24 e 25) na Lagoa Verde,  e Poder Público (26 e 27) no auditório da Secretaria de Governo, no segundo piso do Imperatriz Shopping.

Com o primeiro grupo, explica Valker Teixeira, o objetivo  geral  é promover a sensibilização  para o desenvolvimento sustentável e com isso identificar necessidades locais para a elaboração de políticas públicas  com transversalidade de gênero, raça e etnia e, ao mesmo tempo incentivar a participação de mulheres na formulação, implementação, avaliação e controle social as políticas públicas.

Já com o segundo grupo ( Poder Público) o objetivo é promover  a sensibilização para que contribua com a implementação de políticas públicas municipais, integradas na perspectiva da promoção da igualdade de gênero, raça e etnia.

Em  alguns municípios beneficiados com e esse projeto  a Eletronorte , tendo como base a descoberta dessa vocação,  financia as mandalas, projeto de inspiração israelense que consiste no desenvolvimento simultâneo de várias culturas. Da criação de aves ao plantio de hortaliças.

Com essa oficina na Lagoa Verde,   marcada para a semana que vem,  os coordenadores do projeto  esperam identificar a vocação local e a partir daí desenvolver efetivamente as ações concretas de geração de trabalho e  renda.  É o que o engenheiro Roberto Nonato chama de sustentabilidade.  Para quem não adianta   chegar com ações  já prontas sem que  se saiba  das aptidões da comunidade e sem prepará-la  para tal.

Conforme diagnose feita pela Eletronorte, as comunidades do município de Imperatriz  que serão beneficiadas foram identificadas   como  comunidades rurais em situação em se constatou algumas situações  de pobreza e miséria.

Há poucos dias os técnicos da Eletronorte responsáveis pelo projeto  estiveram com o prefeito Sebastião Madeira e  a  ele apresentaram toda  sua estrutura bem como relataram os resultados positivos obtidos nos municípios onde este já foi implantado.

O prefeito ficou impressionado com o projeto, garantiu o apoio necessário e determinou que a  Secretaria de Agricultura desse todo suporte para sua execução.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...