1/18/2013

CARNAVAL 2013: Concursos prometem animar o Carnaval de Imperatriz



Blocos e foliões fantasiados serão premiados diariamente no circuito de rua

Reconhecidos desde o início do século XX como manifestação da diversidade cultural do Brasil, os blocos carnavalescos são agremiações organizadas ou semi-organizada, que se reúnem para desfilar durante a festa do rei momo. Com fantasias diversificadas, com os tradicionais fofões ou de abadá, os blocos marcaram o carnaval de 2012 e deram exemplo de alegria e paz.
               
Dando continuidade à política de resgate e valorização das tradições do carnaval de rua, a Fundação Cultural promove o III Concurso de Blocos Carnavalescos de Imperatriz. De acordo o presidente da FCI, Lucena Filho, o concurso é aberto a todos. “Este é um convite não só aos grupos já organizados, mas também a família imperatrizense, aos foliões em geral que querem participar desta grande festa”.

Segundo Axel Britto, coordenador da FCI, para 2013 a novidade é o I Concurso de Fantasias Carnavalescas, iniciativa que premiará por noite os três foliões que apresentarem as melhores fantasias. “O prêmio será de R$ 200 para as melhores fantasias nas categorias adulto masculino, adulto feminino e infantil. Julgaremos a criatividade, produção das fantasias e animação dos concorrentes”.

Assim como nos anos anteriores, para participar do Concurso de Blocos, os grupos deverão se inscrever através de um representante, na praça Mané Garricha, local de concentração da Jardineira, até as 18h, horário de saída do cortejo. De acordo com o regulamento, serão avaliados os requisitos: unidade, criatividade, originalidade, animação e participação dos blocos. Sendo desclassificados os blocos que se ausentarem da concentração, do cortejo e do encerramento na Praça da Cultura, ou os blocos que tiverem membros envolvidos em confusões, brigas ou incidentes destas naturezas. “Três blocos serão premiados por noite com o valor de R$ 1.000 para cada”, afirmou Lucena Filho.

O I Concurso de Fantasias Carnavalescas e o III Concurso de blocos carnavalescos fazem parte da programação oficial do Carnaval 2013. Lucena Filho ressalta que os prêmios serão pagos após o período carnavalesco em nome do representante do bloco e destaca a necessidade de organização dos blocos. “Mesmo não havendo uma inscrição prévia, ou burocracias maiores, é importante que os blocos se organizem e indiquem uma pessoa para representá-los no ato da inscrição, que será a mesma pessoa responsável para receber o prêmio, assim como os foliões premiados no concurso de fantasias”, finaliza.

Os regulamentos e a programação completa do carnaval estarão disponíveis no site da prefeitura (www.imperatriz.ma.gov.br) e na sede da Fundação Cultural de Imperatriz.