10/02/2013

"Outubro Rosa" começa em Imperatriz.


O Programa  Municipal da Saúde da Mulher e   uma equipe da Secretaria de Políticas Para Mulheres, ocuparam na manhã de hoje   um trecho da Avenida Getúlio Vargas,  perto da Praça Brasil,  numa blitz de  alerta  para a prevenção do Câncer de Mama.

A ação  faz parte da programação  do “ Outubro Rosa”  um conjunto de atividades que objetiva chamar a atenção para o aspecto  preventivo do câncer de Mama.  A abertura oficial do Outubro Rosa de Imperatriz será  nesta quinta-feira ás 8 horas  no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O Outubro Rosa ocorre em vários países do Mundo.   Em Imperatriz, como no resto das cidades que aderiram ao projeto, o mês será marcado por diversas atividades.


O Prefeito  Madeira e a secretaria de saúde Conceição  Madeira participaram do início da programação. 


 CÂNCER DE MAMA - O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.

Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, por isso a detecção precoce é uma estratégia fundamental.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.