2/06/2015

Sob controle: Secretaria de Saúde reduz casos de dengue em Imperatriz. Ações preventivas são intensificadas.


Apesar do alerta de epidemia e dos altos índices da doença no Brasil, redução no número de casos é a marca de Imperatriz.

Com o intuito de manter a redução nos casos de notificação da dengue em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) dinamiza o trabalho de vistoria em residências, terrenos baldios, e empreendimentos comerciais. As visitas que são realizadas diariamente (às vezes até com chuva) estão sendo realizadas de forma mais enérgica com o objetivo de eliminar os focos do mosquito aedes aegypti.
.
Obedecendo aos ciclos determinados pelo Ministério da Saúde, os imóveis recebem uma visita a cada dois meses, porém segundo a coordenação da Vigilância em Saúde, os agentes estão visitando com mais freqüência neste período, para potencializar a erradicação e controle das larvas. “Além disso, estamos trabalhando com outro tipo de larvicida que torna a larva estéril, inibindo assim sua reprodução”, explica o coordenador do Controle de Endemias, José de Ribamar Costa.


Quanto à logística de atuação dos Agentes de Endemias no combate ao mosquito transmissor da dengue e também e da doença ainda pouco conhecida – Chico Cunha, o coordenador informa que cada servidor tem sua área definida, o que oferece mais agilidade na realização de suas tarefas diárias e lhes permite passar em até 40 casas por dia fazendo o controle de larvas.

“Todas as ações previstas visam diminuir a incidência de casos da dengue em nosso município assim como já vem acontecendo desde o início da nossa gestão. Os dados estatísticos estão aí registrados pelo MS e demonstram a eficácia do nosso trabalho que tem como meta principal levar mais qualidade de vida aos imperatrizenses”, ressalta Conceição Madeira ao falar das estratégias de sua administração no controle de infestação do mosquito.

Além dos trabalhos de rotina, o Departamento de Vigilância em Saúde do Município realiza ainda constantemente ações educativas para deixar a população em alerta, mesmo a situação sendo “confortável”. De acordo com os últimos dados divulgados, em
2014 houve queda de mais de 50% no número de casos de dengue notificados em Imperatriz. “É pensando nisso que estamos intensificando os trabalhos neste início de anos para diminuirmos ainda mais estes índices”, frisa a secretária.

Contudo, Conceição madeira, alerta que mesmo não restando dúvidas que a incidência de casos da dengue está controlada na cidade, a população não deve jamais relaxar quanto aos procedimentos de rotina que evitam a proliferação do mosquito, principalmente no período chuvoso - época mais propícia para reprodução do Aedes aegypti. “Os cuidados que eliminam focos do mosquito da dengue, tais como não deixar entulhos e vasilhames que sirvam de depósito para o transmissor da doença em seus quintais, deve continuar fazendo parte da rotina da coletividade”, alerta a secretária.



[Maria Almeida/ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...