Como toda ferramenta tecnológica, o blog desde sua concepção,
a cada ano passa por mudanças. Do layout das páginas - moderno a cada dia - até
a articulação do conteúdo, e mesmo concorrendo com outras
ferramentas de informação continua prestigiado e hoje se
constitui num canal importante de mídia. Esse é um
fato.
O que no início era tido apenas como um “diário virtual”, com o
passar do tempo, se tornou “fonte de informação” e de sobrevivência para
milhares de não jornalistas e jornalistas no mundo inteiro. A
profissional do sexo anã curitibana Dafne, mantém em seu blog, a essência do diário com
os relatos de suas peripécias sexuais e
assim, seleciona seus clientes.
O jornalista de prestígio Ricardo Noblat - um dos primeiros a fazer fama como
blogueiro político- é uma importante referência como usuário desta plataforma
na produção de conteúdo de relevância social.
Em se tratando de Brasil, quando se fala em blog, a empresa de tráfego online Sysomos, informa que o país já aparece como o quarto do mundo em números de blogueiros, logo à frente do Canadá, que vem em quinto e logo atrás do Japão. Em primeiro lugar isolado está os Estados Unidos, e o Reino Unido vem em segundo.
Em se tratando de Brasil, quando se fala em blog, a empresa de tráfego online Sysomos, informa que o país já aparece como o quarto do mundo em números de blogueiros, logo à frente do Canadá, que vem em quinto e logo atrás do Japão. Em primeiro lugar isolado está os Estados Unidos, e o Reino Unido vem em segundo.
É muita informação em circulação no ciberespaço o que faz surgir
fatalmente um desafio para quem manuseia a rede mundial de computadores para se
informar: encontrar um conteúdo que realmente informe/forme na
concepção técnica da palavra. Portanto, ao meu sentir, o grande problema no
boom dos blogs hoje no país é de conteúdo e o que pode se extrair do conflito
entre quem produz e quem consome esse conteúdo uma vez que tanto os blogs de
alcance nacional, quanto os de alcance estadual e local encerram
interesses pessoais/ políticos/ econômicos/ideológicos visíveis e invisíveis, o
que faz surgir a necessidade da formação de um consumidor
capaz de recepcionar criticamente esses conteúdos.
Percebe-se que, com as devidas exceções, que os blogs de melhor
conteúdo, no qual se inclui a preocupação com o vernáculo, a ética e com os
princípios básicos do jornalismo são aqueles manejados por quem
detém certa base de escolarização, o que não implica no maior número de
acessos, uma vez que tanto em nível de Brasil, quanto em nível estadual e
local, nós vamos encontrar excelentes blogs, mas com audiência sofrível.
Em nível local o blog de maior audiência- o último dado do Google
na terça-feira da semana passada, apontava às 10 horas da manhã, 35 mil
acessos- embora passei por certo conteúdo político, explora as tragédias
urbanas ( assassinatos, acidentes com vísceras expostas, e muito sangue). Se optasse apenas pela
cobertura política certamente não chegaria a esse patamar. Trata-se de um
fenômeno a estudado.
Ainda ao se tratar de Imperatriz/Maranhão, os blogs apontados como
políticos aparecem mais como uma “ revista” onde o leitor pode encontrar
um pouco de tudo.
Quanto à cobertura política propriamente dita, ela existe, mas percebo que pode ser melhorada e ampliada. Outra observação a ser feita, com raras exceções, é que em muitos casos a cobertura política na chamada blogosfera deixa de ser isenta já que grande parte dos titulares desses espaços cibernéticos tem algum tipo de comprometimento, seja ideológico/ político e econômico, o que compromete o produto final, que deve ser visto com certa elementar de criticidade, ou como diz um amigo, com desconto.
Quanto à cobertura política propriamente dita, ela existe, mas percebo que pode ser melhorada e ampliada. Outra observação a ser feita, com raras exceções, é que em muitos casos a cobertura política na chamada blogosfera deixa de ser isenta já que grande parte dos titulares desses espaços cibernéticos tem algum tipo de comprometimento, seja ideológico/ político e econômico, o que compromete o produto final, que deve ser visto com certa elementar de criticidade, ou como diz um amigo, com desconto.
Uma coisa tem-se a certeza: os blogs vieram para ficar e hoje
formam uma realidade que diariamente, em tempo real, impactam o mundo
da informação.