10/23/2011

Cidade vai receber montadora da Motocargo

Foto ilustrativa

Intermediado pelo deputado Chiquinho Escórcio excutivos do grupo  empreendedor já se reuniram com o prefeito Madeira

Imperatriz vai receber mais um empreendimento de grande porte. Dessa vez é o grupo Liderança, representante da Motocargo no Brasil, que resolveu se instalar na cidade. A empresa deve gerar, pelo menos, 150 empregos diretos. O investimento inicial ultrapassa a casa dos dez milhões de reais.

 O prefeito Madeira já se reuniu pelo menos duas  vezes com representantes do grupo e ofereceu todas as condições  para que a empresa se instalem em Imperatriz. A audiência foi intermediada pelo deputado  federal Chiquinho Escórcio, que também faz esforço  para que o Liderança se instale na cidade.

O Presidente da Liderança, Gilmar Lara, visitou Imperatriz, acompanhado do deputado federal Francisco Escórcio. O empresário foi recebido pelo prefeito Sebastião Madeira e pelo presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda. Segundo ele, a decisão de instalar uma montadora em Imperatriz é motivada pelo crescimento econômico do município, que acontece em velocidade cada vez maior.

Segundo o empreendedor Nelson Castilho, que intermediou as negociações para a implantação da montadora, e que será concessionário da marca na cidade, as providências para a instalação da empresa  já estão sendo tomadas.

“Já foi assinado um protocolo de intenções da Liderança com a Prefeitura de Imperatriz, abonados pelo presidente da Câmara, Hamilton [Miranda], e pelo deputado [federal] Francisco Escórcio, todas as providências já estão sendo tomadas, em Curitiba, na sede da empresa, com relação à documentação para a abertura de uma filial em Imperatriz. Eu acredito que em janeiro ou fevereiro do próximo ano Imperatriz já possa sediar esta empresa”, explicou Castilho.
Montadora vai produzir triciclo de carga
Em Imperatriz, inicialmente, a montadora deve produzir os triciclos Cargo 200 EH, mais moderno triciclo de carga do mundo na atualidade. A idéia é que sejam montados de 300 a 500 veículos por mês, que serão destinadas a toda a região Norte e Nordeste. Para Castilho, a chegada da Motocargo deve facilitar a chegada de outras concessionárias à região.

 “Serão inúmeras concessionárias que vão abrir nas principais cidades do Maranhão e em todo Norte e Nordeste. É muito importante para Imperatriz, que passa a sediar uma montadora de triciclos e de motos”, argumentou ele.

Segundo Castilho, Gilmar Lara também pretende contribuir para que outras empresas se instalem em Imperatriz. Por isso, busca aproximar o prefeito Madeira de empreendedores de outros países.

 “O Gilmar Lara convidou e agendou uma viagem do prefeito Madeira para a China, para visitar o maior parque industrial do Mundo, onde ele [Gilmar] tem várias relações de amizades e relações comerciais. Isso deve acontecer no começo do próximo ano e, com certeza, essa viagem vai trazer grandes frutos para Imperatriz e para o Maranhão”, disse Castilho.
Lei de incentivo ao desenvolvimento criada na Gestão Madeira ajuda a atrair empresas.


Enviada pelo prefeito Madeira  e aprovado pela Câmara Municipal, a Lei Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento, abriu as portas de Imperatriz para as empresas que aqui quiserem se instalar. Para o prefeito Madeira a lei confere aos investidores uma série de incentivos,. “ Aqui,  só não se instala quem não quiser” garantiu o prefeito. A chegada da Motocargo, entende o prefeito, é resultado disso.

 O empresário Nelson Castilho,  disse que  o  Grupo Liderança não deve ser o único empreendimento a se instalar em Imperatriz nos próximos meses atraídos pelo potencial  do Estado e, pela vantagens oferecidas.  Segundo ele há novas possibilidades de investimentos, não só para a cidade, mas para todo o Maranhão.

Disse Castilho que uma das empresas que estaria interessada em abrir uma fábrica no estado é a Brasil Foods, criada a partir da fusão da Perdigão com a Sadia. Este projeto ainda está em fase inicial, mas o interesse do grupo pelo Maranhão é real, conforme garante Castilho.

“Em Brasília, estivemos reunidos com o diretor institucional da Brasil Foods, Júlio Batista. Essa empresa também tem um projeto no BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], ainda em fase em embrionária. O presidente [do Senado, José] Sarney já garantiu todo o apoio. Esta empresa virá para o Maranhão, para montar um projeto avaliado em torno de 400 milhões de reais. É um projeto grandioso”, disse o empreendedor. Se confirmada a vinda da Brasil Foods para o estado, Imperatriz é forte candidata a ser escolhida para sua instalação.

Além disso, a própria Motocargo pode aumentar seus investimentos na cidade. Castilho garantiu ter indicado aos empresários que também produzam outros produtos na montadora de Imperatriz, como motocicletas e bicicletas elétricas, entre outros.

Crescendo a todo vapor

Imperatriz vem recebendo grandes investimentos nos últimos anos. O maior expoente desta realidade é a fábrica de papel e celulose da Suzano, já em fase de construção. Inicialmente prevista para ser instalada em Porto Franco, a empresa acabou decidindo pela cidade, após os representantes do grupo receberem a visita do prefeito Madeira, que defendeu a mudança do destino.

A estimativa é que a Suzano gere cerca de seis mil empregos na cidade. Por enquanto, a empresa prepara profissionais para o trabalho na indústria. O investimento total é avaliado em aproximadamente quatro bilhões de reais.
           
             Além da Suzano, a cidade também já recebeu uma loja do Atacadão, que faz parte do grupo Carrefour. Uma fabrica da Coca-Cola também está confirmada para se instalar.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...