10/26/2011

Pagamento da última parcela do IPTU pode ser feito até o fim da semana


Número de impostos quitados aumentou em 2011

Segue até o próximo dia 30 o pagamento da última parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (ITPU) de Imperatriz. A arrecadação teve início em abril, com o pagamento a vista, e em maio, para que preferiu dividir em seis vezes. Em 2011 o número de contribuintes foi maior que nos anos anteriores.

Segundo o secretário municipal da fazenda e gestão orçamentária, Liberato Rodrigues de Moraes, o número de contribuintes a quitar o tributo em 2011 aumentou, principalmente, porque as pessoas percebem o retorno dos recursos. “Esse crescimento é fruto da credibilidade que o prefeito tem conseguido manter com a população, devido às obras que tem realizado em todas as partes da cidade. É o que o povo espera, que a Prefeitura aplique os recursos que tem sido arrecadados, e o IPTU é o principal deles”, argumentou Moraes.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), apenas 17% da população da cidade pagou integralmente o IPTU em 2008. Este índice vem crescendo anualmente e, em 2011, chegou a 33%. Na opinião do secretário, a ideia é melhorar este índice já no próximo ano. “Ainda está muito longe do ideal, mas tem melhorado ano a ano. Este ano, até em decorrência do que vem sendo feito nos anos anteriores, também houve uma melhora. O que nós pedimos é que o contribuinte procure pagar o seu IPTU, porque isso será, como já tem sido feito, revertido em benefícios para a cidade”, garante.

Moraes aproveitou para mencionar algumas das destinações dos recursos arrecadados com o IPTU. Ele afirma que, por serem trabalhos rotineiros, muitas vezes, as pessoas não percebem que estão sendo feitos, mas são mantidos graças a este e outros tributos. “O benefício sempre foi o de retorno deste dinheiro, através de obras da Prefeitura. São ruas recuperadas, lixo coletado, escolas melhoradas, os abrigos para os idosos e pessoas necessitadas estão funcionando a pleno vapor. Isto tudo nada mais é que o retorno destes impostos, e o IPTU é um deles”, finalizou o secretário.

Em 2012 a Sefazgo pretende mudar a data de início do pagamento da contribuição. Em 2009, o IPTU começou a ser cobrado somente no mês de setembro. Este ano, a parcela única já foi paga em abril, com o parcelamento iniciando no mês seguinte. No próximo ano, o início deve acontecer em março. Em outros municípios do país o IPTU começa a ser pago já em janeiro.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...