10/30/2012

Posto de Saúde da Vilinha recebe o Outubro Rosa



Unidade Dra. Maria Aragão adere ao Outubro Rosa e promove encontro para alertar sobre a prevenção do câncer de mama
A Unidade de Saúde Dra. Maria Aragão, em adesão ao Outubro Rosa, movimento internacional pela detecção precoce do câncer de mama, foi palco, neste sábado (20), de evento em torno do controle do câncer de mama. Uma palestra foi proferida para diversos esclarecimentos acerca do assunto. 

Além disso, foram realizados vários exames com oncologistas e distribuído material impresso com as informações relativas à prevenção do câncer.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher de Imperatriz,  Graça Dantas, destacou a importância da informação a respeito do câncer de mama e de terem garantido seu tratamento:

 "Um dos eixos da nossa política de saúde da mulher é fortalecer os programas de controle de câncer". Ela também ressaltou o compromisso da área da Saúde da Mulher com o programa de controle do câncer, notadamente no que se refere à informação e ao acesso do sistema de saúde.

A alimentação também é um fator importante para prevenir o câncer. Comer mais frutas, legumes e verduras, evitar frituras e outros alimentos gordurosos, comer carne vermelha somente duas vezes por semana, não abusar do sal nem do açúcar são as recomendações dos profissionais de saúde. Além disso, não fumar e praticar atividades físicas são as dicas para prevenir a doença.

O médico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Gumercindo Filho, ressaltou, na oportunidade, que as mulheres devem tomar cuidados especiais a partir dos 35 anos, quando o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano. Disse, ainda, que, “o exame das mamas deve ser realizado pela própria mulher, pois o câncer de mama é uma doença que tem cura, se descoberto logo no início”, finalizou. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...