10/30/2012

PSDB elegeu 701 prefeitos e 5252 vereadores e renova força no País




Desempenho do PSDB nas eleições municipais confirma força do partido, afirma Rodrigo de Castro

O balanço geral do desempenho do PSDB nas eleições municipais mostra a força do partido, na avaliação do secretário-geral da legenda, deputado Rodrigo de Castro (MG). Ao todo, a sigla elegeu 701 prefeitos. O PSDB venceu na maioria das cidades onde concorreu no domingo. Das 17 disputas, foram nove vitórias. O partido é o que mais elegeu prefeitos no segundo turno.

O parlamentar destacou a vitória tucana em capitais importantes do Norte e do Nordeste como Manaus (AM), Belém (PA) e Teresina (PI). A sigla também conquistou a prefeitura de Campina Grande (PB), com o deputado Romero Rodrigues (PB).

“Assistimos a vitórias importantes nesse segundo turno, mostrando uma entrada do partido nas regiões Norte e Nordeste. Isso mostra que o PSDB está no rumo certo, tem força para sensibilizar os brasileiros e apresentar uma nova proposta ao país muito mais moderna, com mais vantagens para a população e com ética”, disse nesta segunda-feira (29)

Manaus será administrada por Artur Virgílio, ex-líder tucano no Senado. Belém ficará sob o comando do deputado Zenaldo Coutinho (PA). Teresina terá como prefeito o deputado estadual Firmino Filho. A quarta capital conquistada pelo PSDB é Maceió (AL). 
O deputado Rui Palmeira (AL) foi eleito no primeiro turno.

Nos 701 municípios conquistados, vivem 18,3 milhões de eleitores, de acordo com o Instituto Teotônio Vilela (ITV). São 700 mil a mais do que no pleito de 2008. Para Rodrigo de Castro, o número é motivo de comemoração. 

“É um momento bom que nós temos que comemorar e, é claro, trabalhar firmes no projeto de cada vez mais fazermos um partido ousado, com a cara do Brasil, um partido que fale com os brasileiros, os sensibilize e aponte caminhos para o futuro”, ressaltou.

O PSDB terá 15 cidades com mais de 200 mil eleitores sob sua gestão a partir de janeiro. Dessas, quatro são capitais. As demais deste porte são Betim (MG), Piracicaba (SP), Santos (SP), Ananindeua (PA) e Jaboatão dos Guararapes (PE), com vitórias em primeiro turno. Em 2008, o partido conquistou nove prefeituras desse grupo. Pelotas (RS), Blumenau (SC), Franca (SP), Taubaté (SP) e Sorocaba (SP) também serão administradas por tucanos.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), destacou o resultado alcançado pelo partido. “Temos de comemorar os resultados nas regiões Norte e Nordeste, onde tivemos um crescimento e nos fortalecemos em relação às eleições anteriores”, declarou.

Força tucana

701
Prefeituras foram conquistadas pelo PSDB na disputa de 2012.

5.252
Vereadores do partido foram eleitos.