9/25/2019

Benefícios propostos na reforma tributária para o Maranhão também beneficiam o Brasil, declara Roberto Rocha




*Relatório apresentado pelo senador Maranhense na CCJ deve ser voltado no início de outubro*

Os benefícios inseridos na Reforma Tributária do Senado para o Maranhão também beneficiam o Brasil, declarou o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) a  propósito das críticas recebidas pela imprensa do sul do País  durante entrevista, por telefone, aos radialistas Arimatéia Júnior e Edir Soares na Nativa FM de Imperatriz.

O parlamentar disse que não se incomodou com as críticas por ter incluído no relatório da reforma tributária que tramita no Senado pautas que interessam ao povo do Maranhão. Para ele a imprensa do sul sempre reage dessa maneira quando há uma ação que venha beneficiar os Estados do Nordeste. Foi assim, lembrou o parlamentar, quando foi anunciada a construção da Ferrovia Norte Sul.

Na verdade, ressaltou o senador, os benefícios {criticados} inseridos no contexto da Reforma Tributária não beneficiará só o Maranhão, mas o Brasil. É o caso da criação da Zona de Exportação do Maranhão-ZEMA a partir do Porto de Itaqui e cuja proposta defende desde o tempo em que era deputado. 

“ O Porto de Itaqui é um local perfeito para a zona especial de processamento de exportação. É o melhor do Brasil e das américas mas ainda inexplorado. Não é uma coisa do Maranhão, é coisa muito nacional” disse o senador reiterando o que escreveu no relatório.

Na semana passada, informou  o parlamentar ele esteve em São Paulo para um debate  com empresários do setor varejista para discutir  a reforma e lá, além de defender o relatório como um todo destacou a parte que toca ao Maranhão, mas que também é importante para o Maranhão. 

Fora a criação da Zema  Roberto Rocha também  propõe a inclusão do  Maranhão nas linhas de financiamento do  Fundo de Financiamento do Norte (FNO), a destinação de parte dos recursos arrecadados  com a exploração da Base de Alcântara, para a preservação do patrimônio histórico, cultural, artístico, a infraestrutura e o atendimento das populações vulneráveis e o aval para o repasse de recursos para a região do chamado Matopiba, região formada pela junção das divisas do Maranhão, Tocantins, Piauí, e Bahia.

Compreende o parlamentar ser tais pautas gatilhos importantes  para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil.

O relatório da Reforma Tributária do Senador Roberto Rocha que prevê  a reunião pelo menos nove impostos em apenas um,  deverá ser votado  no início da primeira quinzena de outubro.

Seguindo o rito do processo legislativo se aprovado pela  Comissão de Constituição e Justiça segue ao plenário. Votada em dois turnos para ser aprovada  precisa do voto de pelo menos 49 senadores. Depois segue para a Câmara dos Deputados.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...