9/05/2019

PREFEITURA PREPARA SETE DE SETEMBRO





POR  Ariel Rocha- ASCOM-ITZ

No próximo sábado, 7 de setembro, será realizado o grande desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil. Com o tema "Brasil: o que cabe no meu mundo?", evento reúne na avenida apresentação de diversas escolas, fanfarras, bandas, secretarias municipais, além de entidades religiosas, civis e militares. Em preparação desse importante evento, a Secretaria Municipal de Educação, Semed, organiza a Semana da Pátria, a fim de promover também atos cívicos em polos da cidade e, assim, contemplar colégios que não estarão na grande festividade.

A organização das escolas que desfilam, tanto na Semana da Pátria como no aniversário da Independência, começam logo no início de cada ano. Para as unidades educacionais, o mega evento requer uma grande organização, ensaios que vão garantir a sincronização dos integrantes e as caracterizações temáticas dos alunos. É um trabalho que envolve todo o corpo docente da escola e principalmente conta com o auxílio fundamental dos responsáveis pelos estudantes que entram na avenida.

Para os pais, é um momento que gera bastante orgulho ver os filhos participarem de um dos eventos cívicos mais importantes do país. Esse é o caso da mãe Eiddy Rocha, que vê sua filha desfilar desde os anos iniciais do ensino básico da rede municipal. Ela sempre acompanha os ensaios, faz questão de arranjar a roupa temática do ano e principalmente assiste de perto os desfiles. “É muito emocionante ver a minha filha nesse evento. Todos os anos a gente se empenha para participar, ajudar na organização e sempre a vejo engajada. É gratificante o trabalho”, completou.


A Escola Municipal Madalena de Canossa contará este ano com 270 alunos participando da festa da independência na avenida. De acordo com o gestor Magno Ribeiro, a escola gosta de inovar nos desfiles e as reuniões de alinhamento foram essenciais para promover uma boa participação da unidade. “Estamos realizando constantemente ensaios gerais. Vamos levar as nossas faixas temáticas e preparamos também um grande quebra-cabeça para ser montado na avenida. Os pais, mães e todo o corpo docente tem se mobilizado para prestar apoio no momento”, explicou.

Expectativa


O Coordenador de Eventos da Semed, Edvan Nobre, informa que os preparativos para o dia do grande desfile estão em andamento. Já os pequenos detalhes finais vão ser concluídos até esta quinta-feira, 05 de setembro, e as escolas, fanfarras e outras organizações já se encontram preparadas. “Os pormenores estão sendo ordenados e o evento ocorrerá dentro dos conformes. Os desfiles da Semana da Pátria também tiveram sucesso e estamos superando todas as falhas do passado. Isso traz satisfação”, completou.

29 fanfarras, 13 Escolas, 02 Bandas e cerca de 20 entidades municipais, religiosas, civis e militares participam da parada oficial de Sete de Setembro de Imperatriz. Todos os anos o Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado de Imperatriz, Cenapa, participa dos desfiles. De acordo com o presidente do Centro, João Batista, nesta edição cerca de 35 integrantes do Cenapa estarão na avenida. “Todos os anos fazemos também a apresentação do basquete sob rodas. Além da nossa participação ser muito importante, ela contribui para o crescimento da nossa associação”, contou.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...