3/16/2009

Aumenta casos de denúncia de abuso sexual contra crianças



E para não dizer que nesse espaço eu só falo de política toco, agora, num assunto que diz respeito a toda sociedade: o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Nada de uma abordagem acadêmica, até porque o espaço é pequeno mas, o pouco aqui registrado, é para chamar a atenção para um problema cada vez mais presente na sociedade. Aí, pertinho de você pode estar havendo uma situação como essa e você nem desconfia.

Registre-se que tem surtido efeito as campanhas nacionais instando a população a denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Em Imperatriz as denuncias, que são apuradas em segredo, são crescentes principalmente de casos, pasmem, de crianças sendo abusados pelos pais e em alguns casos, por parentes mais próximos.
Choca também a idade das vítimas há casos de vítimas de até dois anos de idade. O que também causa espécie é o grau de impunidade que cerca esses casos. São raros os casos em que o abusador chega a ser alcançado pela lei, ás vezes, protegido pela própria família

Perfil do abusador

Uma especialista no assunto ouvida pelo blog aponta algumas características dos abusadores

1- Geralmente trata-se de uma pessoa reconhecidamente acima de qualquer suspeita, um pai ou padrasto, por exemplo

2- Utiliza-se na grande maioria dos casos dos vínculos de amizade ou parentesco com as vítimas

3- Considera a criança um objeto de dominação e desejo

4- Apresenta dupla personalidade: para os familiares e amigos um “santo” e, para a criança, um mostro com quem alimenta uma relação de medo, e ameaças permanentes.

5- o abusador não conta com uma uma característica especifica já que a questão pode ser cultural ou, mesmo, um caso de transtorno mental.

6- E para encerrar, o abusador em alguns casos, apresenta um histórico de diversos conflitos intrafamiliar. Também, não é difícil casos em que o abusador apenas reproduz algo de que foi vítima no passado.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...